Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Uma revisão sobre envelhecimento e postura

Por que os idosos têm problemas de postura? Como isso pode prejudicar suas vidas e de que forma isso pode ser tratado e evitado? Essas questões nortearam a apresentação da acadêmica de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano, Natália Ferraz Mello, que abriu a primeira noite do XVIII SEPE no eixo “Atenção integral à saúde”. Durante os vinte minutos da exposição do trabalho intitulado “Controle postural em idosos: uma revisão de literatura”, a estudante procurou esclarecer a importância do tema e suas implicações, a partir dos principais autores da área.

A curvatura da coluna e a consequente má postura são agravados pela idade.
Ilustração: Gallahue e Ozmun (2001)

Conforme a revisão feita por Natália, o equilíbrio é determinado pelas condições do indivíduo manter seu centro de gravidade em uma posição correta. Entretanto, com o avanço da idade, o ser humano perde essa capacidade devido a diversos fatores, como os desgastes muscular e ósseo.

A importância do estudo dos problemas posturais em idosos é de simples explicação. Uma vez que a expectativa de vida do ser humano é cada vez maior, cada vez mais pessoas estão sujeitas aos problemas relacionados à idade. No caso dos problemas posturais, o risco principal, além do desconforto, são as quedas. Conforme envelhecemos, segundo a acadêmica, o perigo de fraturas mais graves é maior, o que justifica, portanto,  a preocupação em realizar um estudo sobre o assunto.

Por Guilherme Benaduce

Nenhum comentário: