Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

O que é necessário para ser empreendedor?


Para entender qual o comportamento dos empreendedores que, de fato, alcançam o sucesso no mercado de trabalho, a acadêmica de Administração Fabiane Aires desenvolveu, junto à sua colega Rafaela Geloch, o resumo expandido “Avaliação do perfil e das perspectivas de um empreendedor no ramo de inseticida”. O trabalho, apresentado no Eixo “Empreendedorismo” do XVIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Franciscano, iniciou por uma busca de bibliografias que esclarecessem os perfis e perspectivas de empreendedores bem-sucedidos. Posteriormente, as acadêmicas realizaram um estudo de caso para comprovar suas teorias.



O empreendedor estudado trabalha no ramo da desinsetização e,
segundo às autoras, tem o perfil necessário para o sucesso.
Pior para os insetos.
Segundo os autores encontrados por Fabiane e Rafaela, o sucesso no empreendedorismo está atrelado a alguns comportamentos específicos. Dessa forma, a objetividade e o realismo ao analisar a realidade ao seu redor são imprescindíveis ao criar um negócio, mesmo que seja algo arriscado e inovador. De modo geral, os empreendedores são pessoas que começam a trabalhar cedo e criam seus próprios negócios, na maior parte dos casos com pouco custo financeiro e envolvendo tarefas simples.
O empreendedor abordado no estudo de caso é proprietário de um negócio de desinsetização. Os motivos por trás da escolha desta carreira, segundo ele, foram três: horários flexíveis (pois cursa faculdade à noite), flexibilidade para trabalhar (a necessidade existe, uma vez que constituiu família cedo) e baixo custo. A desinsetização não foi, entretanto, sua primeira opção. 
O empreendedor, que já trabalhou com outras iniciativas, todas próprias, tem como preocupação principal o constante aprimoramento de seu serviço.  De modo geral, essa análise confirmou às teorias encontradas pelas alunas. Em suas categorias, classificaram o sujeito do estudo de caso como um empreendedor “nato” e “por necessidade”. Por seu prazer em trabalhar, visão de mercado, aliados às necessidades pessoais, concluíram que o empreendedor atende aos quesitos para o sucesso e tende a ter crescimento em seu negócio.

Por Guilherme Benaduce

Nenhum comentário: