Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Por dentro da Agência de Inovação


A  Agência de Inovação do Centro Universitário Franciscano foi apresentada pelo professor Luis Otávio de Sousa Bulhões na tarde de hoje,01, no Sepe XVIII, com a temática Garimpando produtos inovadores. A atividade ocorreu às 17 horas, no Prédio 16, conjunto III da Unifra.

Bulhões, que é 
físico e mestre em Química pela USP( Universidade de São Paulo), explicou os objetivos da Agência de Inovação, bem como algumas características do seu funcionamento.  Para ele, a Agência de Inovação tem por missão promover a articulação da Unifra com a sociedade civil. Para isso, a agência avalia e classifica os resultados de produtos desenvolvidos pela instituição, bem como efetua o depósito de patentes, registro de marcas, registro do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e demais trâmites legais que envolvem a produção.

Ele também mostrou um breve histórico da propriedade intelectual, questão muito pertinente e que visa evitar plágios quando o assunto é produção científica e/ou também cultural.

Para finalizar a sua palestra, o professor citou algumas considerações acerca do conceito de direitos autorais, que correspondem aos direitos dos autores em relação as suas obras, sejam elas artísticas ou científicas, bem como a importância de uma marca, afirmando que ela é a identidade de um produto ou empresa. 

Por Fernando Rodrigues

Nenhum comentário: