Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Projeto SciELO Divulgação

Ocorreu entre os dias 2 e 6 de setembro, em Caxias do Sul, o XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o Intercom. Pesquisadores, profissionais e estudantes de comunicação participaram de várias atividades, entre elas, a apresentação de trabalhos relacionados à área.
Um dos trabalhos apresentados é o da jornalista e mestranda da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Natália Martins Flores, junto à professora de pós-graduação da UFSM, Ada Cristina Machado da Silveira. As pesquisadoras apresentaram o tema: Projeto SciELO Divulgação como fonte do Jornalismo Científico praticado nas redações jornalísticas. A pesquisa procura descrever as atividades do projeto SciELO Divulgação, abordando conceitos do jornalismo científico.
Para quem não conhece, a SciELO é uma biblioteca virtual de revistas científicas criada em 1997, direcionada à comunidade de pesquisadores, e abrange os países latino-americanos e também Portugal, Espanha e a África do Sul.
A SciELO tornou-se uma importante ferramenta de divulgação científica, conseguindo refletir a ciência produzida na América Latina. Desde 2002, um periódico de Santa Maria faz parte da biblioteca, a revista Ciência Rural, da UFSM. Ciência Rural é um periódico científico que publica artigos científicos, notas e revisões bibliográficas relacionadas a área das Ciências Agrárias.
Em maio de 2009 a biblioteca virtual lançou o projeto SciELO Divulgação, cujo objetivo é divulgar relises sobre artigos publicados nas revistas indexadas pelo sistema. São textos direcionados a estudantes, pesquisadores de outras áreas e jornalistas interessados em pesquisas científicas, e podem ser encontrados no sítio www.scielo.org .
 As autoras contam que o projeto utiliza ferramentas da assessoria de imprensa, mediando a relação das fontes e/ou instituições com os meios de comunicação, como a produção de relises, fazendo uma pré-seleção dos fatos de interesse público da instituição e disponibilizando o material de maneira pré-produzida. Assim, jornalistas dos veículos de comunicação podem produzir notícias sobre aquele fato.
Elas apresentam também o processo que ocorre para que os relises sejam publicados. Após a produção, o material passa por uma revisão do próprio autor do artigo científico e o editor do periódico onde ele foi publicado, como por exemplo, artigos da revista Ciência Rural. Depois de aprovado, o relise também é traduzido para o inglês, para que seja disponibilizado no portal SciELO nos dois idiomas.
Flores e Silveira concluem a pesquisa falando sobre a importância do trabalho feito pela SciELO Divulgação, destacando a responsabilidade do projeto para divulgar a ciência nos meios de comunicação, com o objetivo de divulgar o conteúdo científico de maneira simples, assim, popularizando o conhecimento entre jornalistas, pesquisadores e o público em geral.

Caroline Rocha

Nenhum comentário: