Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A importância do leite materno

O leite materno é uma das fontes de alimento mais importante para o bebê. É através dele que a mãe passa involutariamente anticorpos para que a criança mantenha saúde até criar imunidade suficiente. Com base neste fenômeno, a enfermeira Andressa da Silveira, 23 anos, apresentou durante o SEPE, a temática "Reflexões sobre o incentivo ao aleitamento materno na equipe de enfermagem".
A amamentação exclusiva é recomendada desde o nascimento do bebê, até os 6 meses. E após este período, associada com outros alimentos até completar 2 anos de idade. Porém isso nem sempre acontece com a grande maioria das mães, devido à rotina de trabalho - a grande maioria possui ampla jornada na profissão, em casa, em família, não sobrando tempo para o cuidado especial com a amamentação. Entre alguns fatores levam a desistência estão o sangramento, a dor causada por ele, além do bico do seio não preparado.
A prática da amamentação é inerente às mulheres, como fato cultural e antropológico. A desistência segundo a pesquisa é dada em casa, por fatores econômicos e sociais.Estar tranquila em um ambiente ideal é indispensável para amamentação da criança.
Segundo a enfermeira " a mulher tem o direito de escolher a melhor forma de alimentar seu filho". É preciso que as mães sintam-se realmente motivadas e acreditem que a amamentação é a melhor opção para que seu bebê cresça de maneira saudável, de acordo com este pensamento, para a enfermeira: "é necessário que a equipe de enfermagem dê suporte básico para o início e a continução da amamentação às mães" .
O laço afetivo entre mãe-filho é dado através da alimentação, faz com que o bebê sinta-se amado e protegido, se tornando em um futuro uma criança tranquila e fácil de socializar-se com outras.

CURIOSIDADE:
Amamentar é um Ato Ecológico! Se cada mulher dos EUA desse mamadeira ao seu bebê, seria preciso quase 86,000 toneladas de alumínio para produzir 550 milhões de latas por ano. Se cada mulher da Inglaterra amamentasse, seriam economizados 3000 toneladas de papel para os rótulos dos leites infantis. Mas o leite não é o único problema. mamadeiras e bicos são feitos de plástico, vidro, borracha e silicone. A produção desses materiais é cara e constantemente não são reaproveitados. Todos esses produtos usam recursos naturais, causam poluição na sua produçao e distribuição, e também criam um lixo no seu empacotamento, promoção e exposição.
Nicole Tirloni

Nenhum comentário: