Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Avaliação do pré-natal em Santa Maria

Realizando um trabalho de pesquisa para seu mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS), a profissional na área de enfermagem, Elenir Terezinha Rizzetti Anversa, analisou como é feito o pré-natal em Santa Maria. Os locais de pesquisa foram a Casa de Saúde e o Hospital Universitário de Santa Maria(HUSM).
O conceito de avaliação do pré-natal, é uma forma de melhorar a assistência às gestantes, diminuindo os indices de morbimortalidade materna e perinatal. O maior problema detectado na cidade segundo o estudo, foi a constatação de um elevado índice de cesárias . Segundo Elenir, entre o total de partos 65% são cesárias ao mês, quando o ideal estipulado pela Organização Mundial de saúde(OMS), seria de 15%.
A importância de um pré-natal bem feito é muito importante tanto para a gestante como para o bebê, pois com um acompanhamento de médicos e da rede hospitalar, qualquer irregularidade encontrada dentro da gravidez pode ser tratada com antecedência. A gestante também deve fazer um pré-natal odontológico que auxiliará na sua higienização bucal e do bebê, já que neste período as motivações da gestante estão todas voltadas às preparações para a chegada do bebê. Neste período, a gestante sente muita indisposição e “preguiça” e algumas deixam de lado a escovação.
Alguns exames feitos pelos médicos durante o pré-natal são o hemograma completo; a glicemia; a tipagem sanguínea; urina; Papanicolaou; sorologia para detectar ou não toxoplasmose e rubéola, além de avaliação de infecções para detectar ou não sífilis, hepatite B e AIDS.

Mateus Martins

Nenhum comentário: