Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de agosto de 2009

O que é a gripe?

A gripe é uma enfermidade causada por um vírus que é introduzido no corpo humano pelas vias respiratórias: nariz, garganta e vias pulmonares.
Entre os principais sintomas estão febre alta, mal estar geral e forte dor de cabeça causada pela infecção que pode durar uma semana. Existem atualmente dois grupos de vírus da gripe, A e B. Entre os dois, o vírus A é o mais perigoso, pois ele tem um potencial pandêmico e sua evolução se dá de maneira silenciosa. Entre os principais agravantes da doença de acordo com o boletim do Ministério da Saúde, são problemas metabólicos e respiratórios, cardiopatias crônicas, hipertensão arterial e imunodepressão, além de gestação.
O Vírus da gripe A ataca não só seres humanos, mas também algumas aves e mamíferos . Em contato com um animal de outra espécie já infectado pela gripe, o vírus A pode intervir em material genético do mesmo e assim produzir um novo vírus híbrido.
Como todos os vírus da gripe, o vírus da gripe A passa por um processo de mutação. Para se tornar contagiosa acredita-se que outros vírus influenza como o da gripe espanhola em 1918, sofreram modificações na sua composição original. Após a projeção de contágio o vírus passou a infectar a população, espalhando-se rapidamente. Como a gripe tipo A modifica sua estrutura constantemente, há necessidade de criação de uma vacina atualizada a cada ano.

Mateus Martins e Dinis Cortes

5 comentários:

Alice disse...

Devido as mutações que o vírus pode sofrer, não acredito em uma vacina eficiente para conter a doença.Mesmo que a vacina seja produzida a cada ano, ela demora para poder ser aplicada na população e até lá pode já existir uma nova mutação. Assim como no porco, o vírus não pode se modificar em um organismo humano?

Nicole tirloni disse...

A cada dia surgem novos casos da gripe H1N1, deixando a populacao mais preocupada com a nova epidemia. A midia esta dando grande enfase na cobertura jornalistica, em todos os meios de comunicacao a pauta principal e a gripe A, apesar disso, todos ainda temos grandes duvidas a respeito do assunto!!E por isso que o blogger NOTICIENCIA esta aqui, para esclarecer todas suas duvidas!!!

Carol Cechin disse...

Uma questão importante também é saber em que pessoas será aplicada essa vacina. A vacina da gripe comum é dada em idosos e em alguns outros casos. E a da Gripe A? Até onde eu sei, a príncipio será dada a vacina em pacientes crônicos e pessoas que trabalham na área da saúde. E o resto da população como vai ficar?

Tiane Dias disse...

A dificuldade em desenvolver a vacina está na mutação do virús e principalmente na demora dos processos, que levam até seis meses. Também cada país tem uma regra de regulamentação, pode ser rápida ou exigir ainda mais estudos antes da aprovação. Depende da ciência e do interesse em saúde pública por parte dos governos.

Elenice disse...

São tantos os comentários a respeito dessa nova gripe, que as vezes ficamos sem saber até que ponto que tudo o que está sendo divulgado não tem um certo tipo de exagero da mídia para deixar a população mais preocupada ainda, ou para aumentar a venda de remédios?
Até que ponto esta gripe é tão preocupante, para que as pessoas deixem de ter uma vida social ativa e saiam de suas casas com máscaras como estava acontecendo anteriormente?