Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Orientação da OMS na web

Em 2005 a Organização Mundial de Saúde preparou uma série de medidas para informar sobre a Gripe Aviária em seu website: Neste ano, com a pandemia da nova gripe, Influenza A também conhecida por H1N1, a OMS preparou um esquema ainda maior no que diz respeito à informação.
Há quatro anos, o site promovia atualizações constantes e recentes sobre o número de casos da doença e medidas sugeridas para amenizar o risco de transmissão. Entre estas medidas estão orientações a cerca de cuidados básicos de controle e recomendações a pessoas que precisam viajar para o exterior. Naquela época o site também disponibilizou uma espécie de newsletter. Jornalistas podiam se cadastrar pelo site e receber mensagens automáticas por email. Assim, atualizariam as notícias a todo momento.
Com o avanço da gripe H1N1 e a confirmação de vários casos no mundo, a OMS disponibiliza em seu site a mesma ou maior cobertura sobre o tratamento, sintomas, informações sobre a possível vacina, o controle, formas de prevenção, centros regionais de informações, centros estratégicos, documentação técnica, riscos biológicos.
Devido ao rápido avanço da nova gripe, a OMS também lançou um documento que visa a recomendação para diminuir o impacto da pandemia na sociedade, além notícias constantemente atualizadas.
O site atual também apresenta um mapa interativo sobre os casos confirmados no mundo. Enfim, todo um aparato que tente sanar as dúvidas do público em geral.

Bárbara Weise e Maitê Vallejos

5 comentários:

Jonathan disse...

Seria interessante alguém comentar sobre o Tamiflu; medicamento usado para combater a Gripe Suína. Falar a respeito da medicação, como o conteúdo do remédio, o(s)laboratório(s) que o produzem entre outras curiosidades sobre este. Até porque o Tamiflu deve ser acompanhado cuidadosamente e não deve ser tomado indevidamente como mostraram alguns noticiários. Fica a idéia. Irei postar algo a respeito do assunto em alguns dias.

Alice disse...

A quantidade de casos divulgados e os que realmente causaram mortes é coerente? Muitos médicos dizem que não, seria uma média de cem mortes para uma nota.

Alice disse...

Já sobre o tamiflu li que causaria alucinações em crianças.O medicamento ainda é o único utilizado? e quem tomou o remédio, está imune a esse tratamento?

Blog disse...

Taí: o uso do Tamiflu é uam das pautas para o blog discutir!

JAMILE PERES disse...

A Organização Mundial da Saúde criou um aparato de comunicação,para esclarecer as dúvidas do público em geral. O Governo,Instituições de Ensino Superior, Universidades e Escolas prolongaram suas férias para evitar a propagação do vírus.Me questiono sobre a despreocupação das pessoas, que mesmo assim continuam saindo, sem se preocupar com o contágio e até mesmo com as dicas de higiene propostas pela OMS.