Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Pandemia 2009 - A H1N1

Pandemias virais são raras na história mundial. Tipicamente, elas ocorrem em intervalos entre 10 e 50 anos. No século XX houve várias pandemias, que vitimaram milhões de pessoas. A mais recente pandemia é a Gripe A H1N1, popularmente chamada de Gripe Suína que, segundo dados da OMS, até agora já vitimou mais de 800 pessoas.
Uma pandemia afeta o mundo inteiro. São surtos de gripe que têm ocorrido em diversas partes do mundo e afetam, principalmente, os animais. Mas quando o vírus da gripe se torna uma pandemia humana, com a total capacidade de transmissão, é provável que se espalhe por todo o planeta e afete todas as populações, sem que as fronteiras nacionais ou situações sócio-econômicas representem uma barreira. Essas pandemias causam um súbito aumento no número de doentes e, muitas vezes, causam um imenso transtorno aos serviços de saúde e conseqüentemente, acarretam graves perturbações sociais e perdas econômicas.
Estudos mostram que um vírus pandêmico, totalmente transmissível a humanos, é capaz de se estender ao longo de todo o mundo em um período de três meses. Como esses vírus sofrem diversas mutações, eles se tornam muitos perigosos, pois esses subtipos virais atacam diretamente as pessoas que não são imunizadas a ele.
Luisa Schneiders e Thais Bueno

Um comentário:

Potira Souto disse...

Em pouco tempo a população mundial será portadora do vírus H1N1 ou de suas variações. Alguns indivíduos não terão manifestações visíveis, alguns terão anti corpos suficientes para defender-se, enquanto outros irão a súbito. Ou seja, o contágio é inevitável. Logo, o vírus poderá alojar-se no corpo humano e não manifestar-se. Enquanto isso, esperamos pelo desenvolvimento de medicamentos e vacinas a fim de combatê-lo.