Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Oceanos mais ácidos

Os oceanos do planeta estão pouco a pouco se tornando mais ácidos, segundo as amostras de água coletadas em torno de uma ilha no Oceano Pacífico Oriental, ao longo dos últimos oito anos. Elas demonstraram que as águas do oceano tinham acidificado 20 vezes mais rápido do que o esperado pelos cientistas, o que pode afetar seriamente a vida marinha, alertaram os cientistas. Recifes de corais e outros organismos cujos esqueletos ou conchas contêm carbonato de cálcio podem ser particularmente afetados, pois a maioria destes organismos vivem perto da superfície, onde, os pesquisadores acreditam, ocorrerá a maior mudança no pH. No entanto, seres que vivem nas profundezas do oceano podem ser mais sensíveis às mudanças no pH.
Os oceanos absorvem cerca de um terço do dióxido de carbono liberado na atmosfera por atividades humanas. Quando o gás dissolve em água, forma ácido carbônico, que modifica o delicado equilíbrio do oceano. De acordo com cientistas que publicaram um artigo na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, "a acidificação pode ser um problema mais urgente do que anteriormente previsto, pelo menos em algumas áreas do oceano", observam.

Fonte: Jornal da Ciência

Um comentário:

Bibiane Moreira disse...

É mais um alerta da natureza, mais um pedido de ajuda. Se não houver conscientização da população esse quadro só tende a piorar. Até que ponto será preciso chegar até que as pessoas façam alguma coisa para salvar o mundo?