Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Plantas ornamentais no tratamento de esgoto

Um novo sistema foi desenvolvido para o tratamento de esgoto doméstico com a utilização de plantas ornamentais. Esse método associa a beleza das plantas com o desempenho na purificação de efluentes de produtos naturais.
O sistema utiliza espécies ornamentais fixadas em pedra ou bambu onde são colocados sobre uma camada de terra. No recipiente, a água passa pelos espaços entre as pedras (ou anéis de bambu), que com a ajuda das raízes das plantas, fazem a filtração.
Segundo o Engenheiro Civil Leandro Barbosa, “o dispositivo é indicado para o tratamento complementar ao esgoto doméstico, após esse ter passado por uma primeira etapa de purificação para a remoção dos resíduos mais pesados”.

Tratamento complementar de esgoto
O sistema mantém o padrão estético dos jardins, diminuindo os níveis de rejeição da população para os dispositivos de tratamento de efluentes. Podem ser utilizadas diversas espécies de plantas, entre as quais copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica), papiro (Cyperus papyrus) e biri (Canna edulis), que colaboram com o tratamento do esgoto ao mesmo tempo em que absorvem nutrientes como fósforo e nitrogênio para crescer com qualidade.
A planta cresce em cima do esgoto, que serve como uma espécie de adubo natural para as espécies. O sistema lembra o processo de hidroponia acrescido da ação de microrganismos. Outra vantagem é que ele não necessita de nenhum tipo de produto químico ou eletricidade.
"Em uma população rural, por exemplo, seria possível plantar espécies ornamentais para venda. As fibras do caule do papiro, uma das plantas que melhor se adaptaram ao sistema, também podem ser usadas para artesanato na confecção de produtos como papel ou luminárias", afirma Barbosa.
Por ser considerado de baixo custo, o sistema é ideal para pequenas propriedades. A água gerada pode ser utilizada para a irrigação de plantações e as plantas podem servir como uma fonte de renda extra pela exploração comercial das flores e fibras vegetais.

Fonte:
http://www.esgotoevida.org.br/
www.mma.gov.br/

Um comentário:

Bibiane Moreira disse...

Uma solução bem criativa, acredito. Mas a água tratada deste modo é utilizada para o consumo da população, como beber, tomar banho, etc? E será que não fica com gosto de terra? Rs.

Abs,
Bibiane.