Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Estatina: benefícios e malefícios

A estatina é um fármaco utilizado para combater o alto colesterol, tipicamente conhecido como LDL e no tratamento de doenças inflamatórias crônicas. Seu uso está cada vez mais comum entre crianças e adolescentes com problemas de obesidade, porém existe controvérsia com relação a isso. Por ser um medicamente de uso continuo, existem riscos colaterais que normalmente não são ditos. Em uma entrevista a revista Época em julho deste ano, o pediatra Jatinder Bhatia, da Academia Americana de Pediatria falou que o “risco de tomar estatina na infância é inferior ao benefício do tratamento”, pois não existe nenhum estudo dos efeitos adversos desse medicamento a longo prazo, já que o mesmo pode ser utilizado durante 40 ou 50 anos, dependendo do tipo de tratamento e organismo de cada um.
Pacientes adultos que utilizam o mesmo sofrem com os efeitos colaterais. Dores musculares, insônia, nauses, são alguns desses efeitos.
Júpiter
Um estudo Chamado de Jupiter, apresentado American Heart Association, dia 11 deste mês nos Estados Unidos, revelou que a estatina até então utilizada no tratamento de colesterol,pode reduzir o número de problemas cardiovasculares em até 44% dos pacientes com nível normal ou baixo de colesterol. E mais, diz que somente nesses casos ela pode ser vantajosa se utilizada desde a infância, já que reduz a PCR -proteína C Reactiva, Ela é um marcador do tipo inflamatório que está relacionado com o processo de formação de depósitos de gordura nas paredes das artérias, e por este motivo, seus elevados níveis podem ser um fator de risco para doenças cardiovasculares. O melhor é que crianças e adolescentes sejam tratados com uma dieta equilibrada e exercícios, deixando o tratamento com estatinas em casos extremos de dislipidemia genética.

Nenhum comentário: