Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Gordura abdominal pode causar câncer de próstata

Os homens com muita barriga são mais propensos a contrair câncer de próstata do que os que acumulam poucas gorduras na região abdominal, conclui um estudo realizado por cientistas do Instituto Alemão de Nutrição (Dife, na sigla em alemão) em Potsdam, próximo a Berlim.
Segundo a pesquisa foram observados 153 mil homens, e a relação entre o perímetro da cintura e o do quadril é a que melhor reflete o risco de ter este câncer. Os cientistas suspeitam de que a gordura abdominal tenha uma influência negativa sobre o balanço hormonal.
Isso foi observado em homens com um coeficiente de cintura-quadril superior a 0,99, estes têm 43% mais risco de ter câncer de próstata do que aqueles com um coeficiente inferior a 0,89. Este coeficiente é obtido pela divisão do perímetro da cintura pelo perímetro do quadril. Ambos os perímetros permitem tirar conclusões sobre o volume de gordura acumulada na região abdominal. Mas “até agora sabemos pouco sobre a relação causal”, reconheceu Heiner Boeing, um dos autores do estudo, que apontou a possibilidade de relação entre a gordura e o nível dos andrógenos (hormônios masculinos). O que já é comprovado é que altos acúmulos de gordura abdominal elevam sensivelmente os riscos de infarto do miocárdio e de diabetes.

Fonte: TERRA CIÊNCIA

Nenhum comentário: