Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Homeopatia: desvendando o efeito placebo

As pessoas buscam tratamentos alternativos de saúde que fogem do modelo da medicina tradicional. Algumas preferem buscar seu tratamento em lugares que não possuem relação com a indústria farmacêutica - aquela que abastece as prateleiras com caixas de remédios, comprimidos, ampolas e seringas.
Prateleira da Farmácia Homeopática Souza Marques com frascos de remédios homeopáticos. 
Fotos: Rafael de Bem 
O comprimido ou a pílula são trocados pelo conta gotas de vidro do frasco. Ao invés de ter um sabor doce que serve para disfarçar o paladar do paciente, esse tem um gosto diferente, que lembra uma bebida alcoólica. A homeopatia é uma forma de tratamento médico alternativo que não possui características semelhantes aos tratamentos médicos tradicionais. 
Surgida na Alemanha há mais de 200 anos, é uma especialidade médica que possui seu princípio de funcionamento a partir da Lei dos Semelhantes. De acordo com esta lei, uma substância que causa uma doença ou sintomas indesejáveis, quando utilizada sob a forma homeopática produz o efeito de cura numa pessoa que tenha sintomas semelhantes aos causados por estas substâncias. Por exemplo, o que causa mal a alguém “saudável” poderá curar uma pessoa doente. Se um composto sob a forma de veneno causa vômito a uma pessoa, esse mesmo composto quando ingerido em sua versão homeopática (diluído) poderá tratar pacientes com problemas de vômito. 
A dose do medicamento homeopático é diluída em escala “infinitesimal”. Estas doses infinitesimais consistem na diluição vigorosa de um medicamento e na dinamização para “despertar” propriedades que estão escondidas na fórmula do composto. Através de triturações, diluições e agitações sucessivas, processos próprios da produção homeopática, os medicamentos tornam-se concentrados.
A homeopatia é difundida no mundo todo. No Brasil esta especialidade médica é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1980 e pela Assembleia Geral de Saúde da OMS (Organização Mundial da Saúde), desde 1977.


Frascos de remédios no laboratório da Farmácia Cruz Vermelha
A homeopatia em Santa Maria

Em Santa Maria, a homeopatia é produzida em duas tradicionais farmácias homeopáticas: a Souza Marques e a Cruz Vermelha. A Farmácia Homeopática Souza Marques atua neste ramo desde agosto de 1996, com o preparo de medicamentos homeopáticos e especialidades fitoterápicas. 
O estabelecimento possui experiência familiar de mais de 80 anos no ramo da homeopatia clássica. Foi fundada pela farmacêutica Maria Magdalena Souza Marques.
A direção da Farmácia Homeopática Souza Marques é de responsabilidade de João Leonorino Souza Marques, 59 anos. O gerente do estabelecimento explica que o medicamento homeopático diferente do alopático, não possui componentes químicos em sua composição. “ O homeopático é preparado a partir dos três reinos naturais, que seriam o mineral, animal e vegetal. Desses reinos é extraído o medicamento homeopático que não agride o organismo em nada e que funciona se utilizado da maneira correta”, explica João Souza.
Já a Cruz Vermelha foi fundada em março de 1926 pelo farmacêutico João da Fontoura e Souza. Dedica-se na produção de medicamentos homeopáticos por mais de 80 anos.
O gerente da Farmácia Cruz Vermelha, Marcelo Beltrame e Souza, 29 anos, neto do fundador do estabelecimento, acredita que tanto o remédio homeopático quanto o alopático são medicamentos que agem da mesma forma no organismo do paciente. “ O que difere a homeopatia da alopatia é somente a composição. No medicamento homeopático você terá fontes naturais de extração do medicamento o que é diferente dos alopáticos que possuem elementos químicos em sua fórmula”, esclarece Marcelo Beltrame.
Logotipo da Farmácia Homeopática Cruz Vermelha
Para o médico clínico geral, homeo-pata e acupunturista, Adair Marques, a dife-rença entre o medica-mento homeopático do alopático está no seu mecanismo de ação. “ A homeopatia é um trata-mento mais energético do que químico. A medida que no medicamento homeopático nós vamos diminuindo a substância material, aumentamos a energia daquela substância no líquido solvente. O tratamento homeopático faz parte do grupo das terapias vibracionais. O mecanismo de ação é através da frequência vibratória do medicamento que fica impregnado na água que nós utilizamos como veículo desse medicamento. Portanto, ele atua mais como medicamento energético reequilibrando a energia vital”, descreve Adair Marques.

Pesquisas e polêmicas

Algumas pesquisas realizadas apontaram que os efeitos do medicamento homeopático são placebo. Não seria a substância homeopática em si que ajudaria o paciente no tratamento, mas sim a parte psicológica do mesmo, sua fé. Uma das pesquisas mais recentes sobre o uso da homeopatia foi realizada em 2015 pelo Conselho Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da Austrália. Na ocasião foram analisados mais de 176 estudos sobre este tema e ficou comprovado que não há nenhuma evidência confiável a partir de pesquisas em seres humanos.
O gerente da Farmácia Souza Marques, João Souza, discorda da ideia de que o tratamento homeopático é placebo. “ De placebo o tratamento homeopático não tem nada. Exemplo disso hoje é que se utiliza homeopatia na medicina veterinária. Os animais não possuem uma parte psicológica tão desenvolvida para que eles obtenham uma cura homeopática a partir de sua fé”, rebate João Souza.
Para o neto de João da Fontoura e Souza, fundador da Farmácia Cruz Vermelha, Marcelo Beltrame e Souza, o suposto efeito placebo da homeopatia é questão de opiniões diferentes. “Nós temos que respeitar a opinião de todo mundo. Não posso dizer que determinado tipo de tratamento está certo ou errado. Mas a homeopatia é uma ciência que possui mais de 200 anos, é reconhecida pela medicina tradicional como uma especialidade médica, então é errado dizer que seu efeito é placebo. A farmácia aqui tem 90 anos só trabalhando com homeopatia, para alguns pacientes não faz efeito para outros faz. Assim, como, o medicamento alopático alguns tomam e depois tem que aumentar a dose porque não faz mais efeito. Isso varia de acordo com cada caso e crença das pessoas ”, afirma  Marcelo Beltrame.
Atendente indicando medicamento homeopático para cliente
O médico Adair Marques diz que o efeito placebo existe em todos os tipos de terapias, não sendo exclusivo da homeopatia. “Este efeito psicológico existe em todas as terapias. Está presente na cirurgia, homeopatia, fitoterapia, alopatia, floral, não tem como você tirar o efeito placebo. Ele é a própria resposta do paciente ao tratamento. Não é verdade que a homeopatia trabalha sobre efeito placebo porque senão os resultados não seriam tão espetaculares e positivos. Você trata pacientes como crianças e animais que nem sabem o que estão tomando então este suposto efeito placebo fica excluído nesses dois casos”, exemplifica Adair Marques.
A aposentada, Glades Moreira, 72 anos, encontrou na homeopatia uma forma de tratamento mais agradável para o seu problema de insônia. “ Desde jovem tenho dificuldades para dormir. Usava medicamentos alopáticos para dormir, e eram fortes demais. Precisava aumentar cada vez mais as doses do medicamento e meu organismo começou a não responder tão bem a ele. Minha irmã que sempre se tratou com homeopatia me indicou um médico que era adepto deste tipo de tratamento. Já faz 20 anos que trato minha insônia com homeopatia e sempre obtive bons resultados”, conta Glades Moreira.
Os medicamentos homeopáticos são prescritos por médicos. Não são as farmácias que indicam para o paciente determinado medicamento. As farmácias apenas fazem a sua manipulação. “ Nós indicamos médicos homeopatas e são eles que vão prescrever o que o paciente deverá utilizar. Nós apenas manipulamos. Diferente das farmácias alopáticas que trabalham com medicamentos prontos, nós temos que pegar a receita do paciente e manipular aquele medicamento que ele necessita. É parecido com um trabalho artesanal”, conta João Souza.
A Farmácia homeopática Cruz Vermelha  foi fundada em 1926.
Adair Marques acredita que alguns médicos e a própria indústria farmacêutica duvidam dos efeitos da homeopatia por questões culturais. “ Nossa medicina ocidental está baseada num modelo mecanicista, materialista, cartesiano. Já a homeopatia não se baseia neste modelo. Os orientais usam um modelo diferente. Não baseados na matéria, mas na energia. Aí vem tratamento como a homeopatia, por exemplo, que está baseada no fenômeno energético. A homeopatia não é explicável pela física clássica, é explicada pela física quântica. A medida que nós formos dividindo a matéria, chega num ponto que ela não existe mais. Tudo se transforma em frequência vibratória, tudo vira energia”, informa o médico homeopata.
A homeopatia não deve ser descartada enquanto tratamento médico. Como medicina alternativa divide opiniões. Para algumas doenças físicas e mentais tratadas apenas com medicamentos alopáticos, como, por exemplo, insônia, mostra-se eficaz. Todo tipo de tratamento médico depende da dedicação do paciente. Um medicamento é considerado efetivo se ele provoca melhoras no paciente que não podem ser efeitos placebos, segundo a medicina ocidental que tem sua base no conceito materialista e não na energética como a medicina oriental. Talvez o principal efeito de qualquer tipo de medicamento seja a fé de cada um. Alguns preferem se curar através da energia outros são adeptos da química.   

Nenhum comentário: