Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de maio de 2017

XisXis, onde o jornalismo e a ciência dialogam



Isis Rosa N. Diniz. Foto: Blog Xis Xis


            O blog Xis Xis foi criado em abril de 2008 pela jornalista pós-graduada em divulgação científica Isis Rosa Nobile Diniz. Bem humorada, ela sinaliza que " a ciência também é coisa de mulher". Para isso nada melhor do que ser a mulher o foco do tema das matérias. O blog se direciona à “ciência da mulher” e as matérias são todas relacionadas ao gênero feminino. Matérias especiais sobre o dia da mulher, dicas de parto e pós-parto, explicações e curiosidades sobre a cesariana, entre outras.
Em contato com  Isis Diniz, também pela via do on line - uma breve entrevista evidencia o processo de criação e alimentação do blog.

Como surgiu a ideia do Blog?
 Isis Diniz - Na verdade, eu sempre gostei de ciência. Sempre me interessei desde criança (meu pai, algumas tias e tios são pesquisadores). Como frequentei muitos museus e li revistas e artigos científicos desde a infância, cresci com a capacidade de traduzir essas informações para meus amigos. E sempre vi a ciência como algo muito mágico que desvendava este mundo tão curioso. Ela me dava as explicações que eu necessitava para entender algumas coisas da vida e da vida material. Na faculdade, meus colegas brincavam que eu deveria estar estudando biologia - e não jornalismo. Só que optei pelo jornalismo, justamente, para passar as informações para outras pessoas. Afinal, tenho facilidade em escrever, em discorrer e, principalmente, em apurar.
Bom, durante a faculdade e logo após formada, trabalhei como apresentadora de televisão (de programas de música), como assessora de imprensa e em publicações sobre arquitetura (decoração, light design, engenharia) e sobre moda e comportamento. Sempre que possível, eu me baseava em explicações científicas (seja por meio de artigos ou entrevistando pesquisadores) para fazer minhas matérias, para ser o fio condutor delas ou como argumentação.
 Aos 25 anos, eu trabalhava na Editora On Line editando publicações sobre decoração. Fui uma das repórteres da revista Casa & Decoração, ajudei a fazer o projeto editorial. Aproveitei a ocasião para inserir uma coluna sobre meio ambiente (sempre evitando o greenwashing). Mas aquilo não me satisfazia mais. Estava descontente. Queria, mesmo, era falar sobre ciência. Viver disso. Aí, decidi pedir demissão, criei o blog, iniciei uma pós em divulgação científica na ECA/ USP e procurei freelas e empregos na área de ciência e de meio ambiente (que vejo como ciência). O blog ajudou a minha carreira e as matérias que eu fazia me auxiliavam a alimentar o blog. Ele virou meu portfólio e meu xodó.

 Como surge as "ideias" das matérias? 
Isis Diniz -Do cotidiano. Do que eu vivo. Do que eu leio, estudo, do meu trabalho "formal". Gosto de manter aquela ideia "antiga" de que blog é uma espécie de livro de recordações (um diário) onde escrevemos o que vivemos, o que sentimos, o que pensamos. Vejo como uma forma de desabafo. De compartilhar ideias e emoções

·       Para você, qual importância do jornalismo científico nos nossos dias?
I    Isis Diniz - Ele é completamente necessário e relevante. Embora estejamos vivendo um momento em que o jornalismo (de apuração) esteja encolhendo, em pior situação está o jornalismo científico. Ele é fundamental para a manutenção da nossa democracia. Antes, eu acreditava que existia uma separação entre o jornalismo e o jornalismo científico. Mas um bom jornalista sabe escrever sobre todos os temas (claro que, quando a gente se especializa em um, temos mais capacidade em analisar o que é abordado - e menos chance de ser enganado). Portanto, o jornalismo em si é fundamental para contar para a sociedade o que há de descobertas na área da ciência (conhecimento é poder), para questionar pesquisas, pesquisadores, instituições, políticas científicas, etc. Aliás, podemos até dizer que ele é uma maneira de incentivar que o governo e organizações continuem e façam investimentos na área. Também tem uma função de educação científica mostrando para as pessoas (principalmente para os jovens) que o trabalho na área científica é importante para toda a sociedade.

·      E qual a importância de um blog que trate do assunto? 
    Isis Diniz - São muitos os papéis. Ele é uma maneira de falar diretamente com o leitor. É bom para mostrar uma abordagem diferente, complementar ao ensino formal ou até mostrar os bastidores da ciência e do próprio jornalismo científico. Tem a função de ser uma coluna de opinião sobre o tema científico, o que ajuda o leitor a poder ver um mesmo tema ser abordado por ângulos diferentes. Também é uma maneira de "guerrilha", onde lutamos para mostrar que a ciência é relevante e deve continuar sendo.

    Qual a importância de tratar sobre a ciência da maternidade, tema presente no Xis Xis? 
    Isis Diniz -Vivemos algumas mudanças na questão da maternidade. Ao longo da história, é natural que a criação adapte e se adeque aos valores atuais. Porém, a maternidade em si carrega a essência da ciência: ela está sempre em transformação e uma descoberta não necessariamente é uma verdade final sobre algo. Para somar a isso, algumas colocações são opostas a outras ambas tendo, muitas vezes, base científica. Para piorar, há muitas inverdades (informações sem origem científica) sendo transmitidas ou transmitidas de maneira que beneficie um grupo (de profissionais). Além disso, é comum médicos e outros profissionais da área sonegarem informações importantes ou não explicarem de maneira clara. Dado todo esse quadro, a ciência da maternidade é fundamental para esclarecer a sociedade sobre informações básicas da vida. Evitar que se coloque a vida do outro em risco (ou a própria). Ajudar a mostrar um caminho para a criação de ser em crescimento que poderá transformar a nossa humildade (desejo para melhor). Uma maneira de levar o poder (de decisão, de opção, de escolha, de argumentação) para os pais ou responsáveis por uma pessoa. Está na Declaração dos Direitos Humanos: "A maternidade e a infância têm direito a cuidados e assistência especiais. (...) Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais."

·     O que você acha que falta para a área da comunicação começar a se "interessar" pela área da ciência? 
     Isis Diniz - Primeiramente, uma educação formal decente para as pessoas conseguirem perceber que a ciência permeia tudo. Depois, que pesquisadores e profissionais da área sejam valorizados (inclusive financeiramente). Agora, generalizando, acredito que os bons profissionais de comunicação reconhecem a importância da ciência. Eles não a descartam. E, dependendo de como o tema é abordado e de qual tema (por exemplo, astronomia e paleontologia), as pessoas se interessam por ela. Mesmo que, ainda mais agora nesta época de "pós-verdade", muitas usam a informação como base para produzir a pseudociência ou argumentar ideias sem princípios científicos. Agora, quanto aos veículos em si que nos últimos anos encolheram seus cadernos ou áreas dedicadas à ciência, eles refletem uma opinião dos proprietários ou do que acham que a própria sociedade julga importante. É uma pena. Uma sinalização de que a ciência ainda não é percebida como algo relevante. Neste caso, a educação formal também seria importante. E uma complementar. Mas até a educação está sofrendo quando se mexe em grades curriculares de maneira que dificultam que o aluno forme suas próprias opiniões embasadas no que já foi descoberto ou discutido. Cabe a nós, aliás, questionarmos isso para a sociedade exigir uma educação mais completa. E um jornalismo mais adequado.

Nenhum comentário: