Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Entrevista com Cláudia Chow, blogueira do Ecodesenvolvimento

Claudia Chow é geóloga. Foto:arquivo
 pessoal
Recentemente realizei uma entrevista com a blogueira, geóloga e ambientalista, Cláudia Chow. Cláudia escreve no Ecodesenvolvimento, um dos blogs da plataforma "ScienceBlogs". O blog trata de temas como desenvolvimento sustentável, aquecimento global, marketing verde, energias renováveis, dentre outros. Confira a entrevista com a blogueira:

 Quando e como surgiu a oportunidade de criar o blog no ScienceBlogs?

 Chow - Escrevo o blog desde fevereiro de 2007, ou seja, o blog acabou de completar 10 anos. Em 2008, o Carlos Hotta e o Atila me convidaram para integrar o então Lablogatórios, que logo depois se tornou o Science Blogs Brasil. Logo que surgiu o convite tive dúvidas se meu blog se encaixava na temática ciência, mas Carlos e Atila me disseram que o meu blog tinha uma pegada mais técnica que outros blogs ambientais e por isso me convidaram. Acabei topando o desafio de integrar o primeiro condomínio de blogs científicos do Brasil. Aconteceu uma migração do meu então blog no blogger para a plataforma deles e desde então meu blog faz parte do Science Blogs Brasil.

O seu blog tem bastante credibilidade, o que te proporcionou a oportunidade de inaugurar a primeira antena 3g no Pará, além de conhecer a reserva natural da Fundação o Boticário. Gostaria que você falasse como surgiram estas oportunidades e também comentasse brevemente sobre estas experiências?

 Chow - Sinceramente não tenho muita certeza de como esses convites aconteceram. Simplesmente, um belo dia, chegou um convite na minha caixa postal e foi um prazer participar de todos essas oportunidades. Acredito que os organizadores desses eventos tenham feito alguma pesquisa e me encontraram. No caso da Vivo eu tinha participado meio que involuntariamente de uma ação deles no programa Aprendiz. Não sei se isso contou pontos ou não. E no caso da Fundação Boticário, a ação foi organizada pela Agência Pólvora. Eles de certa forma sempre foram próximos do pessoal do Science Blogs e tinham os blogs sempre no radar. Vale lembrar que essas ações foram realizadas numa época em que sustentabilidade e meio ambiente estavam mais em evidencia e era um assunto mais na moda. Hoje acho que a temática sustentabilidade deu uma guinada para empreendedorismo social, empresas sociais, etc.
Ambas experiências foram incríveis e bastante diferentes, mas a possibilidade de conhecer a Amazônia e uma realidade completamente diferente da minha foi única. Aprendi muito com essa viagem, com as pessoas que conheci lá e as experiencias que ela me propiciou.

Você acha que com a ascensão da internet e uma consequente maior divulgação da Ciência e dos problemas ambientais, houve uma significativa conscientização da população, ou acha que ainda muito a melhorar neste sentido?

 Chow- A ascensão da internet com certeza ampliou as possibilidades de divulgação de ciência e dos problemas ambientais, mas a conscientização da população ainda está longe do ideal. Talvez elas estejam até mais conscientes, mas ainda muito perdida com a quantidade de informação disponível. Elas ainda não sabem como agir. Gosto de acreditar que temos uma longa caminhada, e como caminhamos em bando,  o andar é mais lento que o possível.

Nenhum comentário: