Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Um universo por descobrir

Natural do Rio de Janeiro, Thiago Xavier, 32, reside atualmente em Portugal. Formado em Engenharia de Computação e Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2013, realizou sua especialização em Marketing Digital. “Após cerca de sete anos de experiência no mercado de Tecnologia da Informação (TI), percebi que não estava satisfeito com essa carreira. Foi então que tive algum contato com práticas de Marketing Digital, o que acabou me despertando interesse em seguir por essa área”, comentou o blogueiro que alimenta o "Blog da Ciência: Um universo" por descobrir desde o dia 8 de outubro de 2011, data em que publicou seu primeiro artigo.
 O blogueiro enfatizou que sempre se interessou pela ciência. “Depois de ler o livro Big Bang, de Simon Singh, passei a ter mais contato com essa parte de divulgação científica, o que me levou a criar o blog como forma de compartilhar conhecimento”, disse Xavier. 
Curiosamente ou não, o conteúdo publicado tem um significado muito particular do proprietário> Geralmente a escolha dos temas para as publicações vem do seu próprio interesse em saber mais sobre determinado assunto, assim como o anseio de querer compartilhar o aprendizado adquirido com o maior número de pessoas possíveis.Às vezes o seu interesse coincide com notícias que estão em alta, como foi o caso do artigo sobre ondas gravitacionais, cujo conteúdo não foi produzido por Xavier. O blogueiro apenas fez algumas sugestões no texto, até mesmo por não existir um calendário de publicações. Segundo ele, no blog só entram textos maiores, que exigem certa pesquisa ou tempo de leitura. “Raramente publico notícias lá. Nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) público um resumo das notícias de ciência toda semana, mas, alimentar uma plataforma voltada para a área científica exige certa cautela e muito estudo”, enfatizou o engenheiro que não possui o auxílio de nenhum jornalista na construção dos textos. 
Conforme Xavier, hoje o blog tem uma “cara” profissional e um domínio legal (blogdaciencia.com). Mas quando iniciou esse trabalho, o endereço era (oblogdaciencia.blogspot.com), no Blogger. Só depois de um tempo que o trabalho foi crescendo e, então, ocorreu essa mudança. Ele também falou sobre a existência de um grupo fechado no Facebook onde discute sobre vídeos e notícias, e onde os membros podem divulgar seus projetos relacionados à ciência.

Nenhum comentário: