Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Meio ambiente e ciência em foco no blog Curupira

Claudio Angelo é autor de A Espiral da Morte
como a humanidade alterou a máquina
do clima (2016).
O blog Curupira é de autoria de Claudio Angelo, de 41 anos, jornalista de "deformação", conforme ele mesmo se autointitula. 
Brasiliense de adoção, nascido na Bahia e radicado em São Paulo por quase 20 anos, Claudio teve a ideia de escrever e formar o Curupira a partir do convite de Carlos Hotta, blogueiro de ciência que participava de um evento em comum.
O público alvo do blog,segundo o autor, é a sua mãe e os leigos em ciência e ambiente, embora não consiga atingi-los sempre. O tema geral do blog é o meio ambiente, mas é possível encontrar um pouco de outros assuntos no blog como, por exemplo, a política. 
A página se encontra no domínio Science Blogs e tem um layout característico de blog, limpo e com poucos recursos, as postagens em geral contém uma foto principal e o texto logo abaixo, conta também com uma breve apresentação do autor e não tem contatos do mesmo.
O blog está no ar desde 2012, e sua última publicação foi em 21 de dezembro de 2016. A razão do nome de Curupira para o blog é em relação à entidade protetora das matas. O autor conta que nunca teve uma periodicidade nas publicações e que esteve meio afastado devido a conflitos com seu trabalho atual, “Trabalhei por alguns anos numa agência de relações-públicas com vários clientes que eu não poderia criticar no blog, então, achei melhor me manter sem publicar. Agora trabalho numa organização ambientalista, então, tenho também conflito de interesse”, relata Angelo. O autor ainda ressalta que o espaço do blog é muito importante, que precisa ser bem ocupado, e que ainda pretende voltar a escrever com certa frequência.
           Claudio Angelo é um dos mais respeitados jornalistas de ciência do país, e passou os últimos quinze anos acompanhando debates em torno das mudanças climáticas. Recentemente lançou o livro “A Espiral da Morte - como a humanidade alterou a máquina do clima (Companhia das Letras, 2016)”.


Nenhum comentário: