Pesquisar este blog

sábado, 6 de maio de 2017

Doutor em Biologia conta sobre o surgimento do blog científico Haeckeliano

Formado em Ciências Biológicas pela USP, com Mestrado em Zoologia pelo Museu de Zoologia e Doutorado em Genética e Biologia Evolutiva, Fabio Andrade Machado é o autor do blog Haeckeliano.



Amante dos animais, lamenta que devido seu envolvimento na pesquisa acadêmica, não tenha mais tempo para se dedicar ao blog como antigamente:

“Não consigo mais atualizar o blog como gostaria. Atualmente sou bolsista do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) da Argentina, e pesquiso no Museo Argentino de Ciencias Naturales Bernardino Rivadavia. Meu enfoque de pesquisa é evolução fenotípica e morfologia de Carnivora (Mammalia). E no momento, estou investigando a evolução de Canídeos atuais e fósseis.”

O biólogo acredita que com o aumento da divulgação de estudos e pesquisas científicas na internet, as pessoas passaram a ter uma maior conscientização a respeito da importância da ciência na vida cotidiana.

“Inicialmente eu diria que a informação na internet poderia ajudar a fazer essa ponte e trazer uma maior conscientização sobre ciência. Entretanto, a estrutura atual das mídias sociais tem algo de contraproducente que é difícil de tocar. Talvez a exaltação do imediato e a efemeridade da informação disponível faça com que o entendimento (se é que podemos chamar assim) de qualquer matéria sob a ciência fique reduzida ao mínimo. Isso me parece acabar facilitando a cultura de noticias falsas e exageradas, um padrão que me incomodava antes na mídia tradicional, mas parece estar em esteróides nas mídias sociais.”

Machado também falou sobre a ideia de fazer o blog, e o por que do nome Haeckliano. “A ideia surgiu diversas fontes. No início da graduação, em idos de 2003, eu tive um blog e escrever era uma atividade que considerava prazeirosa. Eu não havia ingressado no mundo da divulgação, mas já lia ativamente blogs de divulgação estrangeiros, como Why Evolution Is True, Evolving Thoughts, Rationally Speaking, Pharyingula, entre outros.”

Com a necessidade de se manter ocupado e com tempo livre após quebrar a perna, o biólogo lembra que também foi influenciado por dois amigos no meio da divulgação científica:

“Eu conhecia o Atila Iamarindo (conhecido hoje pelo canal do Youtube Nerdologia) que foi meu colega de classe e o Pirula - que faz vídeos para a internet - que conheci durante meu mestrado. A ideia de escrever o blog veio do fato de que eu necessitava algo para me entreter durante o inicio de meu doutorado, quando quebrei a perna e não tinha muito o que fazer. O blog emergiu dessa confluência de fatores.”

Já o curioso nome do blog vem do biólogo Ernst Haeckel, pensador polivalente e com diversos interesses fora da biologia. Fábio destaca que “Haeckel era um homem controverso (ainda é) e errou muito em relação à ciência, talvez mais do que acertou, mas isso não significa que sua criatividade e engenhosidade. Eu não digo que admiro ele, mas com certeza é uma pessoa sob a qual penso com frequência.

Nenhum comentário: