Pesquisar este blog

domingo, 7 de maio de 2017

A Ciência nas redes: uma viagem sem volta

           
Atila Iamarino, doutor em microbiologia.
  “Deu certo. Eu engano as pessoas dizendo que eu vou falar sobre quadrinhos, sobre cultura pop ou qualquer outra coisa... Mas eu estou lá falando de ciência!” (Euraxess Science Slam Final 2016, Átila Iamarino). Para descobrimos – ou aceitarmos – que gostamos de ciência, precisamos chama-la de outra forma. Que tal traduzir o termo do latim? Conhecimento. Se a ciência  afasta uns, o conhecimento atrai muitos.
Átila Iamarino, o comunicador científico com formação em biologia e doutorado em microbiologia, é expert em abordar, a partir da ciência, as áreas da física, psicologia, matemática, astronomia, história, ecologia, química, engenharia e outras. “Eu pego algo que a galera curta e coloco ciência por lá”, diz Iamarino em entrevista à Warner, onde conta sobre a importância de aproximarmos a informação e o entretenimento em busca de alcances maiores.
                Quem precisa falar em ciência para falar de ciência? Iamarino escreve no blog Rainha Vermelha e comanda o canal de vídeos Nerdologia. Com quase 1 milhão e 700 seguidores que assinam e acompanham seus vídeos, o cientista descobriu que gostava de “ensinar” dando aula em cursinhos comunitários, ainda na época da universidade. Desde então, ele se aventurou em algumas redes sociais até chegar ao YouTube, em 2010.
                Os dois vídeos semanais e a interação do público comprovam: a ciência precisa fazer parte da cultura. O tempo, a convivência e a companhia respondem por isso quando colocam um cientista como alguém que frequenta a casa de diversos telespectadores todas as terças e quintas-feiras. O trabalho de Iamarino, afinal, é ampliar o processo de geração, transferência e uso de informação científica, tornando-se um exemplo de comunicador científico – através de fotos, vídeos, gráficos, ilustrações e cores, o cientista educa a população para a ciência. O resultado da educação? O saber!
                O blog Rainha Vermelha, ao contrário do canal Nerdologia, é um espaço onde Iamarino divide com os leitores seus livros preferidos, opiniões sociais e políticas, dicas para cientistas “iniciantes” e, também, informações sobre a vida na terra. Na fala ou na escrita, o youtuber – quem diria que chamaríamos um cientista de youtuber? – aplica a ciência de tal forma que o público só percebe a tradução, ou seja, o conhecimento adquirido. Para o conhecimento, enfim, o mundo sempre abrirá as portas – cientistas, bem-vindos à comunicação!

Por Manuela Fantinel


Nenhum comentário: