Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Blog Psicológico: o acesso aos conhecimentos da psicologia no cotidiano comum

A figura do pesquisador pode ser quase caricata na nossa sociedade. Fora do meio científico, a imagem do pesquisador é a de uma pessoa muito inteligente, tão inteligente que é difícil ou praticamente impossível acompanhar o que ela diz. E de fato, é difícil compreender alguns temas que norteiam os “mais conhecidos” assuntos da ciência. O conceito ainda é entendido por muitos como aquilo que está relacionado a moléculas, neurônios, nanotecnologia, entre outros elementos das chamadas Ciências Naturais e Exatas. Mas falar com um cientista sobre suas pesquisas não é tão complexo e inalcançável quanto parece.
Felipe Epaminondas é psicólogo clínico,Analista do Comportamento, 
especialista em psicopatologia clínica e mestre em psicologia
 pela PUC-GO.
Uma prova de que é possível tratar de ciência de forma simples e relacionada ao cotidiano são os blogs do Science Blogs Brasil que possuem uma linguagem acessível ao público leigo. Dentre eles está o Psicológico, blog escrito pelo psicólogo e professor Felipe Epaminondas, especialista em psicopatologia clínica e mestre em psicologia. Por vezes, o blog trata de assuntos relacionados com os estudos do autor, mas não possui linguagem científica de difícil acesso para os leitores leigos no assunto. Diversos textos escritos por Epaminondas têm caráter de curiosidade, são sobre algo que ele assistiu ou leu.
 O conteúdo divide-se em dezesseis categorias, dentre elas estão “curiosidades”, “eventos”, “filmes”, “humor”, “livros”, “neurociência” e “psicopatologia”. São feitas observações e inclusive análises de livros e filmes. Epaminondas começou as publicações em 2008 entre o fim da graduação e o início do mestrado. Ele diz que na graduação se aprende muita coisa sobre comportamento que pode ser aplicada no cotidiano. A partir disso surgiu o pensamento de como seria bom para outras pessoas se elas tivessem acesso a esse conhecimento. “Comecei meu blog com o propósito de passar adiante coisas que eu aprendia no curso e na experiência como terapeuta”, comenta o pesquisador. 
As publicações nem sempre tem relação com os estudos acadêmicos de Epaminondas. Ele aproveitou o espaço para sugerir leituras, filmes, vídeos e comentar episódios de séries de TV. “O bom da psicologia é que tudo que envolve comportamento podemos comentar e onde há pessoas há comportamento, então fica fácil achar assunto”.
O Psicológico já chegou a ter duas mil visualizações diárias e os leitores atuais continuam deixando seus comentários, inclusive em publicações antigas. Ele diz que se em nossa cultura a educação científica não é valorizada, então qualquer leitor que tiver já é considerado um número satisfatório. Graças ao blog, Epaminondas já foi chamado para ministrar palestras, comentar em reportagens e alguns leitores já entraram em contato para buscar atendimento psicoterapêutico. Para ele, o blog é " um exemplo de que a ciência já está próxima de nós, do nosso cotidiano, até das nossas ações e que nós podemos nos aproximar mais dela também". 

Nenhum comentário: