Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de junho de 2015

Pesquisa estuda o consumo do álcool na adolescência


Estudo realizado por Leandro Rozin e Ivete Palmira Sanson buscou identificar alguns dos principais fatores que ameaçam a dependência do álcool na adolescência. Os pesquisadores analisaram 21 artigos publicados entre 2000 e 2009, capturados nas bases de dados LILACS, BVS, MEDLINE, COCHRANE e IBECS.
O estudo foi publicado em 2012 pela revista ACTA Paulista de Enfermagem, da Universidade Federal de São Paulo (USP), e apresentou resultados que apontam a cerveja, como a bebida alcoólica mais consumida entre os adolescentes. Ela traz uma sensação de bem estar quando ingerida inicialmente reduzindo, assim, a ansiedade, a timidez e o estresse. Além disso, constatou-se a alta influência das companhias como colegas e amigos no começo do uso da substância.  
            De acordo com o Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas Psicotrópicas (CEBRID) - realizado em 2004 com 48.155 estudantes do ensino fundamental e médio em 27 capitais brasileiras - constatou-se que 65,2% já haviam consumido álcool alguma vez na vida. Além disso, comparando estudos de levantamento domiciliar na faixa etária de 12 e 65 anos, entre 2001 e 2005, detectou-se aumento de 1,1% no uso da bebida.
            No Brasil, uma pesquisa realizada pela CEBRID em 2006, revelou que os adolescentes entre 12 e 17 anos (48,3%) já beberam alguma vez na vida. Destes, 14,8% bebem regularmente e 6,7% são dependentes de álcool.
          O estudo conclui que é primordial manter uma política abrangente e significativa de saúde pública e que tenha como prioridade a mudança das quantidades de álcool consumidas, dos padrões de consumo e dos danos posteriores.

Gisele Fernandes

Nenhum comentário: