Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de junho de 2015

Análise das narrativas da imprensa nacional revelam a origem do futebol-arte

        Segundo análises feitas por Filipe Fernandes Ribeiro Mostardo, o estilo de jogo adotado como símbolo do futebol nacional, o futebol-arte, foi edificado em densas narrativas da imprensa nacional. Segundo as pesquisas, esse termo começou a ser utilizado no final da década de 30 e consolidou-se na década de 70.
            Para a realização da pesquisa, foram analisadas edições dos jornais Jornal do Brasil e O Globo durante as Copas do Mundo que aconteceram entre os anos de 1950 e 1970. Apesar dessa limitação temporal, a pesquisa remeteu o pesquisador ao ano de 1938, onde o embrião do futebol-arte brasileiro foi criado. Após a Copa do Mundo de 38, Gilberto Freyre, sociólogo e jornalista, publica em sua coluna do Diários Associados de Pernambuco, um texto que se tornou emblemático no que diz respeito ao futebol brasileiro. Segundo o jornalista, o futebol nacional contrastava com o futebol europeu em relação a velocidade e a capacidade de improvisação que, segundo ele, era decorrente da mestiçagem do povo brasileiro. A seleção brasileira terminou o campeonato na terceira posição e teve Leônidas da Silva, o “diamante negro”, como artilheiro do campeonato, o que acabou chamando a atenção dos jornalistas europeus.
         Já mais consolidado, o Brasil abre a década de 50 sediando uma Copa no país. Após fantásticas exibições, a seleção acabou derrotada pelo Uruguai em pleno Maracanã, fato conhecido até hoje como “Maracanaço”. Já na copa seguinte, em 54, a seleção perdeu para a forte equipe húngara e, mesmo assim, ainda era exaltada pela facilidade que seus jogadores tinham para improvisar em campo.
           No final da década de 50, mais precisamente em 1958, a equipe brasileira consegue finalmente alcançar o título de campeão mundial de futebol, o que acabou sendo extremamente exaltado na imprensa nacional. Segundo o artigo, é nesse momento em que começa a se consolidar o futebol-arte como algo restritamente relacionado ao povo brasileiro. A consolidação definitiva do futebol-arte acontece no México, em 1970, quando os preparadores físicos da seleção brasileira elaboraram o “Planejamento México”, um plano de preparação física para os jogadores. Após o título, os jornais exaltaram a capacidade dos jogadores canarinhos e do plano físico. Porém, segundo Salvador e Soares, preparadores físicos criadores do “Planejamento México”, com o tempo a cientificidade do planejamento seria secundarizada. Desse modo, o estilo de jogo nacional ficaria limitado a "aquilo que acontece naturalmente", deixando de lado toda a preparação física pensada para aquele ano.
            A pesquisa, de maneira geral, tenta afirmar que o estilo "futebol arte" adotado pelas seleções brasileiras, estão enraizados na década de 70, afinal a partir desse momento nos tornamos "o maior campeão do mundo", "detentores do talento" e reconhecidos mundialmente, o que torna o nosso estilo de jogo, um importante elemento na formação de uma identidade brasileira.


Luiz Gustavo Mousquer de Oliveira

Nenhum comentário: