Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Jornada do Meio Ambiente apresenta pesquisas sobre sustentabilidade na Unifra

Para promover ações que colaborem com o tema do Centro Universitário Franciscano ‘Viver 2015 Sustentável’, acadêmicos de 9 cursos de graduação apresentaram trabalhos sobre a temática da sustentabilidade na 6ª Jornada Integrada do Meio Ambiente (JIMA). Os trabalhos foram apresentados no primeiro dia do Salão de Iniciação Científica (SIC), no último dia 2. Além dos estudantes de graduação, alunos do mestrado e doutorado em Nanociências expuseram pesquisas ambientais.
A acadêmica de Direito, Francie Lazzari, mostrou a relação entre a sociobiodiversidade e os conhecimentos tradicionais dos povos indígenas, negros, quilombolas e agricultores familiares, entre outros. “Minha pesquisa aborda a biodiversidade atrelada aos povos. Estudo desde a criação, ao manejo e à forma de extração que cada povo usa ao trabalhar em contato com a natureza”, explica. A estudante afirma que a pesquisa relaciona os povos da floresta com o Direito para entender a exploração que se faz sobre essas pessoas.
Acadêmica de Direito estuda a biodiversidade atrelada aos povos


Acadêmica de Direito estuda a biodiversidade atrelada aos povos
Reduzir os efeitos dos agrotóxicos na agricultura por meio de filtros de nanotubos de carbono é o objetivo da pesquisa apresentada pela estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária, Daniela Pfeifer. “A nanotecnologia é capaz de ser incorporada a outros materiais resistentes que aumentam as propriedades físicas e mecânicas para diminuir o poder dos agrotóxicos”, relata a pesquisadora.
A 6ª JIMA foi coordenada pelo curso de Geografia da instituição. Segundo a professora e organizadora do evento, Ail Ortiz, a jornada promove o compartilhamento de visões distintas sobre a sustentabilidade e faz com que essas visões, propostas pelos alunos, não fiquem apenas no papel, mas que sejam colocadas em prática em benefício da comunidade. “Acima de tudo buscamos ultrapassar os muros institucionais para que essas práticas tenham visibilidade a nível municipal e regional”, declara.
DSC_3549


Da produção à distribuição: o percurso do Jornaleco
Para mostrar iniciativas praticadas em Santa Maria e na região, relacionadas ao ecossistema, o curso de Jornalismo apresentou o JornalEco – jornal impresso de temática ambiental produzido pelos alunos do 5º semestre do curso, orientados pela professora Andreia Fontana. Outra experiência do curso de Jornalismo apresentada na JIMA foi o Laboratório de Jornalismo Ambiental (Ambjor), inaugurado em 10 de maio, apresentou matérias ambientais produzidas e exibidas na TV Unifra e na Agência Central Sul. O Ambjor, orientado pela professora Aurea Evelise Fonseca, integra a Agência Central Sul de Notícias.
O SIC ocorreu nos dias 2 e 3 de junho, durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, no Salão de Atos do conjunto III do Centro Universitário Franciscano.

Fotos: Francine Antunes (Laboratório de Fotografia e Memória/Centro Universitário Franciscano)
Por Luisa Neves

Nenhum comentário: