Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Estudo mostra de que forma os meios de comunicação alimentam o debate sobre a redução da maioridade penal

     O estudo “Adolescentes infratores na cena pública: como os media alimentam o debate sobre a redução da maioridade penal”, publicado na edição nº 1/2015 da Revista Contemporânea aborda a maneira como os meios de comunicação alimentam a discussão da maioridade penal, através de discursos sobre menores infratores. 

    A pesquisa enfatiza a forma como essa visibilidade midiática contribui para a formação de opiniões acerca da maioridade penal e consistiu na análise de conteúdo de 426 matérias publicadas entre os meses abril e setembro de 2012 nos Jornais O Liberal e Diário do Pará. Outro método utilizado foi a análise dos discursos sobre adolescentes em conflito com a lei.

   Os resultados apontam que adoção de uma perspectiva sistêmica dos media complexifica o processo analítico, afastando-o de perspectivas notadamente sensacionalistas, e permite a compreensão nuançada dos modos pelos quais os media investigados participam do debate público sobre a redução da maioridade penal.

     No trabalho, analisou-se como os media mobilizam e articulam discursos sobre adolescentes que cometem atos infracionais em momentos de latência, quando nenhum caso específico está roubando a cena midiática.

      Posições em defesa dos adolescentes ou contra a redução da maioridade penal são frequentemente colocadas em questão por entendimentos largamente compartilhados de que não há como ressocializar adolescentes ou ainda de que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) só serve para “proteger bandido”.



Deborah da Silva Alves

Nenhum comentário: