Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Pesquisa detecta que cirurgia bariátrica é a melhor saída para pessoas com obesidade mórbida


        Uma pesquisa feita pelas estudantes do curso de enfermagem da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) – Josiane da Motta Moraes, Rita Catalina Aquino Caregnato e Daniela da Silva Schneider – avaliou a qualidade de vida de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. O estudo foi publicado em março de 2014 pela revista ACTA Paulista de Enfermagem, da Escola Paulista de Enfermagem, da Universidade Federal de São Paulo (USP).

          As pesquisadoras avaliaram a qualidade de vida de 16 obesos, antes e depois da cirurgia, em um hospital privado no município de Montenegro (RS). Os pesquisados responderam questionários pré-estabelecidos antes e depois do procedimento. 

           Antes da cirurgia pontos como: avaliação da qualidade vida, satisfação com a saúde, frequência de sentimentos como mau-humor, ansiedade, depressão, impedimentos para atividades físicas, entre outros foram avaliados. Após o procedimento, os questionamentos continham questões como: energia para o dia a dia, aceitação da sua aparência física, sentido da vida, entre outros.

De acordo com o estudo, no pós-operatório, 62,5% dos pacientes responderam não terem mais sentimentos negativos ou tê-los, às vezes. Também consideraram sua qualidade de vida e saúde boa ou muito boa. Em relação a dor, 81,3% dos pacientes informaram não terem dor, ou terem pouca dor, ao realizarem atividade física. A maioria dos pacientes expressou satisfação em todas as variáveis analisadas.

A pesquisa concluiu que a cirurgia bariátrica melhorou a qualidade de vida do grupo de pacientes pesquisados, os quais tinham obesidade mórbida, minimizando seus agravos físicos e psicossociais. Dentro dessa perspectiva, o estudo revela que estes pacientes deverão continuar sendo acompanhados para evitar possíveis complicações decorrentes do procedimento cirúrgico.

                                                                                                                                  Priscila Martini         

Nenhum comentário: