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quinta-feira, 28 de maio de 2015

O merchandising nas telenovelas da Rede Globo

As novelas não só buscam o pico de audiência de uma emissora como moldam a vida dos brasileiros através dos sentidos que despertam e dos desejos de consumo, visto que a televisão não é só uma forma de entretenimento, mas uma formadora de opiniões. A Rede Globo usa as teledramaturgias como principais formas de inserir o merchandising e estimular a compra de produtos e a forma de comportamento dos espectadores, que passam a ser consumidores. É o que revela o artigo “Análise de estratégias de merchandising em telenovelas”, publicado na Revista Tecer, de Belo Horizonte, em novembro de 2014.

          O estudo quantitativo realizado por Ana Clara Oliveira Santos Garner e Érica Teixeira Silva, graduadas em Comunicação Social, utilizou a análise de conteúdo para entender as estratégias de merchandising usadas pela Globo nas novelas Sangue Bom e Amor à Vida, ambas transmitidas em 2013, nos horários das 19h e 21h, respectivamente. Foram feitas as seguintes categorias de análise sobre produtos e serviços inseridos em um total de 30 capítulos de cada trama, durante o período de 12/08/2013 a 14/09/2013: personagens, posição do produto na cena, texto, contexto da cena e cenário.

A pesquisa mostrou que as marcas mais oferecidas nas telenovelas foram de produtos de higiene pessoal, aparelhos eletrônicos, automóveis, mercadorias de limpeza e objetos de uso pessoal. Dos 30 capítulos assistidos da trama Sangue Bom, 16 continham pelo menos um merchandising, o que representa 48%. Já dos 30 capítulos assistidos da novela Amor à Vida, 14 continham pelo menos uma propaganda, o que significa 45%. Alguns capítulos incluíram mais de uma menção a produtos comerciais no mesmo dia.


Mesmo que a audiência desse gênero venha diminuindo, conforme as autoras, as novelas ainda têm uma influência social e cultural muito forte na vida dos brasileiros. E o merchandising é cada vez mais presente entre as narrativas, com um formato diferente das propagandas publicitárias, mas a fim de promover a imagem, incentivar o aumento de vendas de um produto e da identificação com o serviço e com a telenovela. 


Amanda Santos

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