Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de maio de 2015

A música como aliada no aprendizado escolar

        Os pesquisadores Daiane Tennroller e Marion Machado Cunha investigaram o quanto a música pode ser uma ferramenta colaborativa para a formação integral de crianças com idades entre cinco e seis anos, e como ela pode ser uma aliada no aprendizado escolar.

      A pesquisa foi realizada em uma creche municipal da cidade de Sinop-MT. No início foram feitas observações do âmbito escolar, sendo as mesmas registradas em um caderno de campo no final de cada aula. As observações totalizaram 45 horas e aconteceram no período matutino com o registro da recepção das crianças, do café da manhã, das atividades dirigidas, do momento recreativo e da hora do almoço.

     Participaram quarenta alunos, vinte de uma turma da pré- escola e vinte da outra; duas professoras de uma turma da pré-escola, sendo elas pedagogas. Foram realizadas entrevistas com duas educadoras de turmas da educação infantil.

    O trabalho teve por instrumento entrevistas, além de um questionário, que abordava questões como: a importância da música; a contribuição para o ensino/aprendizagem e metodologias utilizadas. 

    “A música é tudo que produz som, através de movimentos, de materiais como instrumentos musicais, ajuda no desenvolvimento linguístico da criança, na ampliação do vocabulário, na percepção auditiva, facilita a aprendizagem do conteúdo e por fim ajuda no desenvolvimento psicomotor da mesma”, relata uma das professoras entrevistadas.

     Concluiu-se que a música, além de ser uma forte aliada no auxílio ao ensino infantil, complementa a formação e o desenvolvimento do ser humano.


Mateus Konzen

Nenhum comentário: