Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Fatores climáticos podem favorecer a proliferação do mosquito da dengue

Uma pesquisa realizada por Dione Viana e Eliane Ignotti revelou que nas últimas décadas a dengue clássica (DC) e a dengue da febre hemorrágica (DFH) têm um número significativo de mortes no Brasil e no mundo. Mais de 100 países apresentaram casos da doença. No ano de 2013 foram internadas aproximadamente 550 mil pessoas, totalizando 20 mil óbitos. Durante todo o ano cerca de 80 milhões de novos casos são notificados em todo o país.
  
 Com este estudo, pesquisadores mostraram que a proliferação do mosquito da dengue está fortemente relacionada às condições climáticas dos países. As condições do clima e as variações da temperatura acabam estimulando a criação e o desenvolvimento do mosquito.   

 Foi realizado um levantamento sobre o tema em artigos científicos no período de 1991 a 2010. Ao total foram publicados 625 artigos a respeito da dengue e fatores climáticos em todo o mundo. Foram escolhidos 31 artigos feitos no Brasil sobre o respectivo tema.

Os pesquisadores concluíram que a proliferação do mosquito da dengue está diretamente ligada às mudanças climáticas. O Brasil, por exemplo, é um país tropical, situado em zonas de latitudes baixas, nos quais os climas quentes e úmidos predominam. Os ovos do mosquito da dengue são capazes de resistir as temperaturas baixas. Devido ao fator climático, a população deve se conscientizar a respeito da importância no controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti

 Laura Bacim



Nenhum comentário: