Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Maconha é usada como tratamento de viciados em crack



           Pesquisadoras da Universidade Federal de Santa Maria mostraram que a maconha pode reduzir os efeitos da abstinência do crack. O estudo foi realizado em dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), o da infância (CAPSi) e o do álcool e outras drogas (CAPSad), com 10 pessoas do sexo masculino com idade entre 15 e 36 anos.

            Foram feitas diversas entrevistas para a coleta de dados, instrumento utilizado para pesquisas qualitativas. As entrevistas continham questões como: a idade em que começou a fazer uso de drogas ilícitas; o tipo de drogas já usado; o uso da maconha e sua frequência; os benefícios e danos do uso de crack e maconha; além de dados como o tipo de tratamento, histórico de internações e os motivos que levaram cada um a procurar tratamento.

            Segundo a pesquisa de Amanda Schreiner Pereira e Rudiane Ferrari Wurfel, publicada em 2011, a maioria começou a fazer uso de drogas a partir dos 13 anos de idade. Foi constatado que alguns desses usuários de crack também consumiam maconha. A observação dos dados e entrevistas permitiram que o estudo fosse dividido em dois temas: “Percepção dos adictos acerca do uso de crack e maconha” e “Possibilidade de tratamento ou uso/abuso impensado?”.

            O primeiro, quanto a percepção dos usuários acerca do uso de crack e maconha, pôde-se constatar que são inúmeros os danos causados pelo uso excessivo do crack. Esses danos aparecem de forma física, psicológica e social, pois a droga age com efeito estimulante no organismo do usuário. Isso também aparece nos relatos dos participantes.

          “Na cabeça e no pensamento, a pessoa fica magra. O pulmão perde a força de respirar e a cabeça parece que não pensa direito” - afirma um dos participantes. Outro integrante do grupo relatou: “Eu gastava demais, vendi meu carro e fumei tudo (...) O que eu tinha de bom dentro do meu apartamento eu vendi, entende? Pra comprar crack”. Quanto a substituição do crack pela maconha, a maioria dos participantes alegou que percebem a diminuição nos seus atos ilícitos como roubos, assaltos e vendas de objetos. “O benefício pra mim é que eu não fumo o crack, entendeu? Eu não saio para roubar, não saio assaltar”, diz um participante.

            Já em relação à possibilidade de tratamento ou uso/abuso impensado, muitos dos participantes afirmaram que o uso da maconha auxilia no alívio da "fissura" (crise de abstinência) do crack. Um dos participantes da pesquisa conta:  "Quando eu fumo a maconha eu não fumo crack, a maconha me tira a vontade de usar crack". A fissura, segundo a pesquisa, pode causar alterações comportamentais e de humor do dependente e a maconha pode ajudar no controle dessa ansiedade aliviando a "fissura" por não usar crack. Isso pode ser caracterizado como uma estratégia de redução de danos, ou seja, a substituição de uma droga mais pesada por uma que não apresenta danos permanentes quando usada em longo prazo.

            A pesquisa traz o método de redução de danos como uma alternativa eficaz para o tratamento de dependentes químicos, levando em conta que deve ser acompanhado por especialistas da saúde mental.

 Luiz Gustavo Mousquer de Oliveira

           

           
           

            

Nenhum comentário: