Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de março de 2015

Entre a ciência e a mídia

O blog Ciência na Mídia é idealizado pela bióloga Tatiana Nahas que possui mestrado em Neurociências e especialização em Divulgação Científica. 
Como a autora conta na descrição da página, seu interesse é a disseminação do conhecimento científico, seja por meio do ensino ou pela divulgação de conteúdo. No espaço são vinculadas matérias relacionadas a diversos temas relacionados a ciência, que são divulgados em diferentes tipos de mídia, uma espécie de clipagem virtual que centraliza a busca pelo conteúdo científico. 
 O espaço tem um caráter pessoal, relatando experiências e manifestando a opinião de Nahas sobre os assuntos tratados. Os textos possuem linguagem em primeira pessoa, variando no formato e extensão. Ora artigos com uma grande gama de informações, ora apenas um parágrafo alertando sobre algum acontecimento e indicando links úteis para os leitores.
 O blog tem um formato bastante dinâmico. A linguagem coloquial, mesmo em assuntos de difícil entendimento, estreita laços com os leitores. Por meio da plataforma de abas, a autora organizou espaço dedicado a audiovisuais, postagens em série (tratando de assunto específico) e o mais interessante, o “funcionário do mês”. 
A aba do blog seleciona mensalmente algum cientista que esteja em evidência na mídia durante o período, seja por acontecimento pessoal ou na carreira e organiza um ranking de acordo com a frequência de atividade do pesquisador.

 Renan Mattos

Nenhum comentário: