Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de março de 2015

Blog do Mércio



O Blog do Mércio: Índios, Antropologia, Cultura é um blog cujo o objetivo é debater questões indígenas antropológicas e culturais, tomando como base notícias, artigos, livros e discussões do meio acadêmico e indígena. 
O blog é gerenciado pelo Antropólogo, professor do Programa de História da Ciência, das Técnicas e da Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ex-Presidente da Funai, Mércio Gomes.
As publicações mais recorrentes no blog são os artigos escritos pelo próprio cientista, que em sua maioria, são uma análise antropológica da conjuntura social das populações indígenas brasileiras e as condições que lhe são impostas a partir das políticas adotadas pelo governo do Brasil.  
Com uma linguagem voltada para o público leigo, as análises abrangem desde questões de pertencimento cultural, língua, organização social e política. Como forma de facilitar a compreensão dos acontecimentos nas diferentes aldeia brasileiras, o antropólogo Mércio Gomes utiliza fatos e relatos como embasamento para contextualizar os diferentes temas que abrangem sua pesquisa.
Por fim, o blog tem uma importante contribuição para divulgação da ciência, não somente proporcionando o debate crítico acerca das questões humanas e políticas, mas explicando conceitos dentro de uma perspectiva contextualizada e histórica. 

Nenhum comentário: