Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de março de 2015

Ciência Aberta, um portal de divulgação científica



O Portal Ciência Aberta é um local de divulgação científica. É um espaço aberto e democrático, onde as pessoas interessadas em participar devem solicitar sua inscrição, a partir daí tem acesso para contribuir com informações de dados científicos.
O espaço é definido como uma central de compartilhamento de ações de pesquisadores que optam por práticas científicas abertas, além de dar orientações para quem deseja adotar essas práticas e indicações para instituições apoiarem com infraestrutura.
O conceito de divulgação científica pode ser aplicado ao portal Ciência Aberta, uma vez que em toda postagem é feita uma adaptação da linguagem científica para uma linguagem acessível, que além de facilitar o entendimento, atraem o público.
O Ciência Aberta não produz material jornalístico, ele apenas reproduz reportagens e entrevistas, na maioria das vezes com autorização. O espaço é utilizado, quase que na sua totalidade, para divulgar ações, encontros e seminários, que tem por objetivo tratar de assuntos relacionados a ciência.
As postagens são mediadas pelo facilitador do grupo, Alexandre Abdo, que é graduado em Ciências Moleculares pela Universidade de São Paulo e doutorado em Física pela mesma instituição.

Nenhum comentário: