Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Seminário Bruno Latour

A ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora (São Paulo: UNESP, 2000. 438 páginas) é o livro que marca o seminário sobre Bruno Latour, agendado para o próximo dia 08 de abril, na disciplina de Jornalismo Especializado II, do curso de jornalismo da Unifra, RS. 
A disciplina foca no jornalismo científico e reflete sobre os processos que envolvem a construção da Ciência e as diferentes formas da sua divulgação.
O livro de Latour, um antropólogo que se propõe a estudar a produção de verdades nas sociedades contemporâneas, investiga como se dá, na prática, na vida cotidiana, o processo de construção dos fatos científicos. Para tanto, analisa, detalhadamente, cada atitude e ação dos cientistas, dentro e fora dos laboratórios, e o faz com o mesmo estranhamento e observação apurada com que os antropólogos estudavam outras comunidades consideradas "selvagens".

 Latour não está interessado na ciência pronta e acabada, mas na ciência que se constrói no dia-a-dia, quando as controvérsias que envolvem tal processo ainda estão abertas. Como ele afirma, a sua entrada no mundo da ciência não é pela porta mais glamourosa , mas pela porta dos fundos.
A metodologia do seminário partirá da leitura prévia do livro pelos acadêmicos da disciplina, e pelo sorteio dos capítulos para exposição, discussão e mediação dos conteúdos.
O evento é aberto aos demais interessados na temática e o local ainda será definido.

Nenhum comentário: