Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Ensinar ciência para as crianças e os adultos

          O canal "Ciência Hoje das Crianças", mais conhecido como CHC, é uma poderosa ferramenta de ensino e transmissão da ciência para a sociedade. Trata-se de uma webrádio, que veicula por meio de uma página na internet, pequenas gravações de diversos assuntos científicos e históricos. A página oferece as "manchetes", apresentando temas como Cuidando dos dentes, Por dentro das alergias e A história contada pelo DNA, e a reportagem propriamente dita é uma pequena gravação feita em estúdio, sempre com informações de pesquisa e a palavra de um especialista.
          Apesar do canal ser redirecionado ao público infantil, conforme, inclusive, a apresentação da página inicial, as matérias vinculadas e a linguagem utilizada abrangem um público muito maior. A locução utilizada é com termos de fácil compreensão, de modo que os mais leigos tenham entendimento do assunto abordado. Entretanto, algumas gravações, como A democracia no Brasil, podem não ser tão simples ou estarem completamente prontas para a aprendizagem de uma criança, ao exigir um certo conhecimento de mundo, divergindo da realidade do público principal.

Início da página da Rádio CHC na web / Imagem: Captura de tela
          Na página inicial, 63 diferentes temas são abordados, entre robótica, animais, dinossauros, matemática, biologia, etc... Por serem matérias estritamente sonoras, isso exige uma concentração maior, diferente da televisão, por exemplo, pois o internauta/ouvinte utiliza um sentido a menos, apenas o da audição. Quando a informação não é clara, seja pela exatidão da locução ou pela difícil compreensão de termos e conceitos, fica mais difícil dessa pessoa, seja criança ou adulto, entender a mensagem e identificar o aprendizado. Por isso, cresce de importância o trabalho de produção da notícia para que ela fique da forma mais simples possível, o que a CHC faz, em geral, com muita "felicidade".
          Contudo, na contramão da dificuldade de compreensão,  também aparece um fator positivo, típico e único do rádio, que é a utilização da imaginação. Quando não se tem a certeza de algo, é atividade natural do ser humano tentar adivinhar para esclarecimento dos fatos. Assim, despertado pela curiosidade e envolvido pela intimidade que o rádio proporciona, o homem - e principalmente a criança - consegue viajar em um mundo que por vezes uma tela de TV ou página de internet não consegue nos apresentar, criando sua própria imagem.
          A CHC consegue explorar as "magias" do rádio em sua forma de produção, como exposto, sem ser especificamente para crianças, apesar de a elas se dedicar inicialmente. Assim, fideliza os mais diversos públicos com um conteúdo simples, mas envolvente. Além disso, conquista as crianças pelo colorido dos personagens e artifícios secundários, como um segmento de jogos disponível na página. Daí, já entrando em outra "sacada" da CHC que é a conversão midiática, unindo duas mídias diferentes (rádio e web) de maneira que ambas se complementem para obter um melhor resultado. Seja pelos fazeres simples e envolventes do rádio, bem como a interatividade e abrangência da web, que dá vida a tal sintonia, que não circula nas tradicionais ondas AM/FM.
          Assim, com uma fórmula simples mas eficiente, consegue um belo resultado, com gravações curtas, não passando de 10 min, mas diretas. Quando não abrange a um determinado indivíduo, pela complexidade do assunto, ainda lhe restam outros inúmeros temas, vídeos, imagens, jogos e muita imaginação.

Por Ezekiel Dall'Bello

Nenhum comentário: