Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de novembro de 2014

O fazer ciência na academia

A jornada científica do curso de Jornalismo da Unifra é um evento no qual os alunos apresentam suas pesquisam científicas de final de curso, o conhecido Trabalho Final de Graduação.  Na noite de 30 de outubro, a temática principal de uma das salas de apresentações foi o jornalismo esportivo a partir de diferentes vieses.
O acadêmico Rodrigo Lorenzi pesquisa sobre como o site Globoesporte.com faz o tratamento de suas publicações sobre a cobertura da violência no esporte. Ele busca identificar os valores notícia desse portal esportivo. Para isso, conta que desenvolverá uma análise de conteúdo de notícias publicadas nesse site de agosto de 2014 a maio de 2015. A estudante Maiara Cristine Strassburger também estuda o futebol, porém ela investiga as relações entre a narrativa do programa Futebol da Gaúcha  com a participação do ouvinte a partir dos comentários na página do facebook do programa.
Considerações sobre o trabalho de MMA no rádio.
Crédito: Franciele Farias

Das análises de conteúdo de futebol para o espaço destinado ao MMA no rádio. A acadêmica Franciele Marques pesquisa as rotinas produtivas de dois programas radiofônicos de MMA, Trocação Pura e Atlântida no Mundo das Lutas. “Farei uma comparação entre as rotinas, já que um programa é apresentado e produzido por um jornalista e o outro por um comentarista”, comenta a estudante que identificar se há ou não diferença no tratamento jornalístico dos programas. Quem também se interessa por rotinas produtivas é o acadêmico Tiago Vieira dos Santos, que fará um estudo de caso do programa Notícia na Hora Certa do Gaúcha Hoje Santa Maria..
As atividades de apresentação duraram dois dias, mas as pesquisas continuam. Para os trabalhos dessa noite, ainda há um semestre de análises, leitura, entrevistas para que se possa escrever as considerações. Pesquisar é continuar a fazer questionamentos e buscar conhecimento.

Luana Iensen Gonçalves




Nenhum comentário: