Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Projeto AMA - Apoio a Maternidade Ativa

O número de grávidas adolescentes e com baixo nível escolar é bastante significativo dentro do atual contexto social. Diante desse quadro,  na Casa de Saúde de Santa Maria, há um projeto que visa auxiliar essas mães de primeira viagem. Para prestar ajuda a essas jovens parturientes foi criado o Apoio a Maternidade Ativa (AMA).

Nesse projeto, a acadêmica do curso de Nutrição do Centro Universitário Franciscano, Cassiana Della Pace, junto com a acadêmica de Enfermagem, também estudante da instituição, Jordana Carvalho, conversam e orientam as jovens mães sobre os procedimentos adequados na hora de amamentar, trocar a fralda, dar banho e uma série de cuidados que precisam ter com os pequenos. O projeto AMA funciona em uma sala especialmente preparada que está localizada no Hospital Casa de Saúde, no Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Santa Maria, e é coordenado pela enfermeira Fabiele Maurer.


O projeto funciona há dois anos e os encontros acontecem toda semana. Ele integra o Pró Pet Saúde, uma iniciativa interdisciplinar do Ministério da Saúde que deseja inserir os acadêmicos nas práticas profissionais, permitindo que tenham a oportunidade de conviver com os profissionais da área. 
Por meio desse trabalho, as mães ficam a par de temas pertinentes acerca dos cuidados de seus bebês. Entre os assuntos abordados estão a amamentação adequada, fissuras mamilares, higiene corporal do bebê, vestimentas e outros conhecimentos essenciais para que as mulheres consigam amenizar um pouco a tensão e a ansiedade que tomam conta de toda mãe de primeira viagem. 

Um dos cuidados mais frisados pela equipe do projeto é a importância do aleitamento materno. “O leite materno protege contra infecções e alergias, bem como é bom para o desenvolvimento de uma dentição saudável”, explica a acadêmica de nutrição Cassiana Della Pace. 
O encontro com as mulheres é sempre uma conversa informal, onde elas podem tirar dúvidas com as integrantes do projeto.

                                                         
As acadêmicas que integram o projeto possuem a função de entrevistar as gestantes e também realizar um perfil epidemiológico das mesmas. A ideia principal é sempre a orientação, para facilitar e melhorar a forma como as puérperas cuidam de seus bebês. Já que a quase totalidade das mulheres atendidas são adolescentes com pouca escolaridade, geralmente moradoras da periferia da cidade e que quase sempre não planejaram uma gravidez.

                                                                             

Mesmo com tantas dificuldades a serem enfrentadas. As mães inexperientes aceitam muito bem a inclusão no projeto. Com as dicas da equipe elas se sentem mais seguras e preparadas para as próximas etapas que estão por vir.
                                                                                                                                    
                                                        
Nesse contexto, o Pró Pet Saúde se constitui um projeto relevante na área social e da saúde, pois tem por intuito sanar várias questões que geralmente surgem em mulheres que ainda estão a ingressar no exercício da maternidade.


Por Armando Agostini e Fernando Rodrigues

Nenhum comentário: