Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Análise das matérias de política no site do jornal O Estadão

No site do jornal Estadão, as notícias da editoria Política são atualizadas com frequência, em um intervalo de tempo médio de 15 minutos. Há uma parte do site que mostra apenas notícias sobre as eleições, como se fosse outra página da internet. Um cabeçalho dá a opção de ler as últimas notícias, ver a apuração e outros detalhes. No início há manchetes com fotos e, mais abaixo, ao rolar a página, o internauta pode conferir serviços que ajudam o eleitor a escolher o candidato.








Ao rolar a página para baixo começam os serviços para o eleitor. Nesta seção, “Hora do voto”, pode-se conferir as pesquisas eleitorais, tirar dúvidas, comparar as propostas dos dois candidatos à presidência e ver o mapa das viagens.



As pesquisas eleitorais são exibidas em um gráfico interativo que possibilita trocar a opção: "IBOPE" ou "DATAFOLHA".
A pesquisa do IBOPE indica duas datas distintas, nas quais Aécio está na frente na disputa à presidência. A última data pesquisada foi 15 de outubro. 

Por outro lado, ao clicar na opção "DATAFOLHA", a pesquisa inverte a concepção de quem está mais perto de vencer a disputa. essa opção indica que Aécio começou ganhando, em 09 de outubro, mas os valores percentuais se inverteram: Dilma começa a vencer em 20 de outubro e aumenta o percentual de aceitação no dia seguinte. 



No dia 09 de outubro, que foi divulgada a primeira pesquisa DATAFOLHA do segundo turno, às 16h21, foi publicada a notícia "'Estado' divulga à noite primeira pesquisa Ibope sobre 2º turno presidencial". No mesmo dia, às 19h59, quando foi divulgada a pesquisa do IBOPE, a notícia foi: "Aécio e Dilma empatam na primeira pesquisa Ibope do 2º turno".
No período das pesquisas o jornal não foi tendencioso. Divulgou os resultados, os apoiadores de cada candidato e repercutiu as principais atividades dos políticos em viagens e discursos. Ainda no dia 09 de outubro, às 20h44, uma notícia reforçou: "Datafolha sobre 2º turno também aponta Aécio com 51% e Dilma com 49%".
No dia 13 de outubro, o portal de notícias anunciou: "Ibope e Datafolha registram novas pesquisas nesta semana". 





Nenhum comentário: