Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Nanotecnologia - ciência a serviço da beleza

Na tarde de 1°de outubro, a professora Renata Raffin palestrou durante o XVIII SEPE, com o tema Novas abordagens da Nanotecnologia em Nanocosméticos. Renata, que atua no programa de Pós-graduação em Nanociências, falou e apontou exemplos do uso da nanotecnologia em produtos voltados para o ramo da cosmética.

Segundo ela, a nanotecnologia hoje compreende o estudo de manipulação de partículas que podem ser utilizadas para a construção de novos materiais. De uma forma geral, a nanotecnologia trabalha com partículas extremamente ínfimas, que variam de 1 a 100 nanômetros, lembrando que nanômetro é uma subunidade do metro. A nanotecnologia é um estudo que pode ser efetuado na área da medicina, física, química, biologia, entre outros campos, inclusive, da cosmética.

A professora afirmou que já é possível efetuar algumas aplicações da nanotecnologia na cosmética. Quando aplicada na área da cosmética, consiste em colocar ativos em partículas pequenas, que por sua vez, conseguem penetrar nas camadas mais profundas da pele, potencializando assim os efeitos dos produtos.

Nesse aspecto, Renata salientou que no mercado já existem produtos para hidratação da pele, bem como shampoos para diferentes tipos de cabelo e esmalte para unhas, todos feitos a base de nanopartículas. Os sistemas nanoestruturados que já são bastante utilizados hoje em cosméticos possuem distintas classificações. Alguns são utilizados em nanocápsulas, nanoesferas, nanopartículas lipídicas sólidas, nanoemulsões, lipossomas, entre outras terminações. Além disso, até o mercado de artigos direcionados para animais de estimação já possui também produtos oriundos da nanotecnologia.

A palestra da professora Renata Raffin ocorreu na Sala de VideoConferências, no Conjunto III da Unifra.

Por Fernando Rodrigues.

Nenhum comentário: