Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Grupo orienta cuidadores de pacientes com Alzheimer

Alunos e professores de sete cursos da Unifra fazem reuniões quinzenais para orientar cuidadores e familiares dos portadores da doença
Alunos, professores e cuidadores fazem reuniões quinzenais
O guia contém informações em tópicos e ilustradas

“Dá um desespero ver a tua mãe não te reconhecer”. O relato do cuidador Luis Airton Hunhoff deixa claro um dos primeiros sintomas do Alzheimer: o esquecimento. A doença afeta o sistema nervoso e causa problemas na memória, no raciocínio e na comunicação. O Alzheimer não tem cura nem tratamento definitivo, mas é possível controlar os sintomas para melhorar a qualidade de vida do portador. É por isso que existe a AMICA (Assistência MultidisciplinarIntegrada aos Cuidadores dos Portadores da Doença de Alzheimer), um projeto de extensão do Centro Universitário Franciscano que abrange alunos e professores de sete cursos.
Hunhoff participa do grupo há quase sete anos nas reuniões quinzenais de troca de informações e experiências. “Essa troca é muito válida porque nos ajuda e nos emociona. Eu passei por muitas dificuldades, mas aqui aprendi muito quando minha mãe passou por algumas fases da doença e eu já tinha conhecimento do que fazer por causa dos relatos de amigos do grupo que haviam vivenciado esse problema”, ele conta.

O projeto

O grupo surgiu na Unifra em 2006, quando Maria Elisabeth, que cuida da mãe, estava à procura por um lugar em Santa Maria para que pudesse fazer reuniões e trocar experiências. "Então nós buscamos oferecer um espaço de esclarecimento, informação e reflexão sobre as experiências de quem enfrenta a doença", conta a coordenadora do grupo AMICA, professora Tereza Cristina Blasi, do curso de Nutrição.
Hoje o grupo conta com a atuação dos cursos de Nutrição, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Odontologia e Psicologia. Os professores e alunos são responsáveis por elaborar materiais explicativos de cada área e orientar os cuidadores que chegam em busca de ajuda. "O trabalho é gratificante nas reuniões. Às vezes, ainda visitamos os pacientes em casa para uma melhor orientação. É um crescimento pessoal e profissional, pois além de aprendermos com eles, produzimos conhecimento científico ao realizar pesquisas sobre a doença", relata a professora Tereza Cristina.

Guia prático para os cuidadores

Um dos resultados das pesquisas do grupo foi lançado na Feira do Livro de Santa Maria deste ano, o guia ilustrado "Doença de Alzheimer: guia prático multidisciplinar para os cuidadores". 
A produção tem 36 páginas informativas com tópicos e desenhos para facilitar a compreensão do cuidador. 
O guia é um complemento de informações aos encontros do grupo AMICA
Alguns cuidados na alimentação, na higiene e atividades diárias são fundamentais e estão explicados no livro.
“Quando a doença é diagnosticada, a lesão no cérebro já é muito grande e não tem mais como reverter. Com medicamentos, alimentação adequada e alguns cuidados, é possível controlar os sintomas”, explica a professora Tereza Cristina. E complementa: "por isso, é muito importante saber como lidar com o paciente. Agora, com o Guia, esses cuidadores terão mais um tipo de apoio".

As três fases do Alzheimer

Fase inicial:
- perda leve de memória;
- alterações de personalidade e humor;
- conversa mais superficial.
O que fazer: estimular a memória com atividades prazerosas e manter móveis e objetos familiares no mesmo lugar para servir como referência.

Fase intermediária:
- avanço dos sintomas da fase inicial;
- dificuldade de comunicação;
- repetição das mesmas palavras e frases;
- dificuldade para mastigar e engolir.
O que fazer: usar frases curtas e simples para haver compreensão e fornecer pistas para lembrança da rotina e de acontecimentos importantes.

Fase avançada:
- incapacidade de desempenhar qualquer atividade sem ajuda;
- perda de controle da bexiga e intestino.
O que fazer: manter a pele do paciente sempre limpa e seca e estimular a troca de posição na cama, de duas em duas horas, para evitar o desenvolvimento de lesões na pele, ativar a circulação e movimentar as articulações. 

As informações foram retiradas do livro “Doença de Alzheimer: guia prático multidisciplinar para os cuidadores”, feito pelo grupo AMICA e organizado pelas professoras Adriane Blümke, Nadiesca Filippin e Tereza Cristina Blassi. 


Encontros AMICA
Quinzenais, às quintas-feiras
Horário: 17h
Endereço: Rua dos Andradas, 1750, prédio 17
Sala: 231, 2° andar

Mais informações 
E-mail: amica@unifra.br ou grupoamica@gmail.com
Telefone: 3220-1202
www.facebook.com/GrupoAmica

Por Fabiana Lemos

Nenhum comentário: