Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Sobre a mente em sociedade

O vídeo da postagem sobre depressão, publicada em 26 de
agosto, já teve mais de 16 mil visualizações no Youtube.
Por que agimos como agimos? Como funciona o pensamento? Como as outras pessoas nos scienceblogs.com.br/socialmente). A página faz parte da rede de divulgação científica ScienceBlogs Brasil, cujo objetivo é tornar a ciência mais palatável ao público geral.
influenciam? Tentando responder a essas, e outras perguntas, o psicólogo André Luiz Rabelo criou o blog SocialMente (

O SocialMente surgiu da insatisfação de Rabelo com o material sobre psicologia disponível na internet. Segundo ele, o Brasil possui uma espécie de redoma intelectual, motivo pelo qual o conhecimento científico se torna difícil de acessar. Entretanto, o psicólogo garante que esta é uma realidade em transformação: “felizmente as coisas estão mudando!”.

Em vídeos, que aliam uma linguagem extremamente acessível a ilustrações, o SocialMente busca explicar aspectos da mente humana e como ela se comporta na vida em sociedade. Para entender a natureza da cognição e da ação humana, Rabelo faz uso de três vertentes: a psicologia social, a ciência cognitiva e a psicologia evolucionista. Apesar de denso na teoria, é de forma simples que o psicólogo explica como funcionam as emoções, porque temos a tendência de participar de grupos ou de que forma a depressão age em nosso cérebro.

Entusiasta da divulgação científica, André Rabelo mantém o SocialMente desde abril de 2010. Além desse, colabora nos blogs Bule Voador, página sobre humanismo e combate ao preconceito, e AstroPT, um blog de astronomia português.

Por Guilherme Benaduce

Nenhum comentário: