Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

O jornalismo cientifico e as novas mídias


“Os weblogs se tornaram uma prática cada vez mais constante no meio do jornalismo cientifico, é parte fundamental na chamada sociedade da convergência.”*¹

    Para as autoras, mesmo com o avanço dos estudos científicos a ciência ainda permanece marcada pela especificidade do séc. XIX que estabeleceu a separação do pesquisador e de sua subjetividade. Ainda segundo as autoras, na sociedade da convergência existe um cenário mundial em mutação e uma nova mediação social da realidade.
   Com o desenvolvimento e a intensa propagação da rede mundial de computadores, os jornalistas especializados e os cientistas encontraram uma ferramenta muito eficiente para disseminação do conteúdo explorado em pesquisas e estudos.
   Os blogs científicos surgiram como uma boa opção para difundir esse conhecimento, seja de forma individual ou coletiva. Os próprios geradores de conhecimento, como no caso os cientistas, também passaram a usa-los para poder levar até o público seus avanços na área da ciência.Mas o surgimento dos blogs, faz com que jornalistas e cientistas aumentem suas responsabilidades com a informação.
    Devido ao “tsunami” de informações geradas na internet, tem acontecido algumas gerações e postagens de conteúdo sem apuração, o que inviabiliza a criação de uma credibilidade para estes blogs.

"A complexidade da tarefa jornalística nessa área evi­dencia que o grande potencial da web, o de citar, referir e cruzar as múltiplas fontes de informação representa um desafio aos jornalistas que precisam articulá-las, uma vez que as próprias fontes podem disponibilizar os conteúdos diretamente aos leitores."*²

     Levar um conteúdo com apuração é um dos deveres de quem posta em blogs, a outra responsabilidade está em interpretar e simplificar esta propagação da informação, leva-la aos leitores com uma linguagem simples, atrativa, mas sempre conciliada com informação de qualidade.
 Na análise do blog SocialMente que faz parte do site http://scienceblogs.com.br/é possível constatar a busca desta linguagem mais simples para explicar e difundir conteúdos específicos e na maioria das vezes cercados de complexidade. A forma encontrada por este blog está na mistura de texto, imagens, fotos, vídeos e ilustrações gráficas com animação, que deixa a absorção do conteúdo postado muita fácil por partes do público que visita a página.
   Os blogs possuem alcance global e permitem que diversas formas de mídia estejam entrelaças em um único lugar.O que precisa ser revisto é a qualificação dos jornalistas científicos dentro das instituições de ensino. Há uma grande deficiência por parte de muitas academias em formas profissionais capacitados para esta pratica profissional.A produção de conteúdo jornalístico cientifico sem apuração, qualidade e tradução, mostra a falta de preparo dos profissionais responsáveis por estas produções.
     O uso do blog noticienciadigital, como é feito no curso de Comunicação do Centro Universitário Franciscano é uma forma de colocar os alunos em contato com este tipo de ferramenta propiciando um aprendizado que desenvolve a apuração de informações junto as fontes necessárias para a elaboração e uma boa matéria sobre ciência. Essa forma de exercício acadêmico proporcionado pelo uso do blogs pode ajudar a sanar uma deficiência muito constante na vida de formação de um futuro jornalista especializado. A dificuldade de apurar as informações com as fontes corretas.
    Os blogs de certa forma facilitam a construção de um conteúdo, pois tornam mais simples a o caminho para realização de uma pauta, geralmente custeiam gastos, e tem um alcance maior que outros meios de comunicação.Mas ao mesmo tempo se torna passível da construção de um material final com pouca abrangência, poucas fontes de credibilidade e principalmente com um conteúdo que não atrai o público alvo.
É inegável que está ferramenta veio para somar na construção e divulgação do jornalismo cientifico. Mas é preciso cuidado para que ela não se torne algo que coloque em cheque a credibilidade do profissional. As premissas básicas da profissão jornalista, como ética, apuração e credibilidade devem ser mantidas e defendidas sempre, independentemente de onde o conteúdo será vinculado. 

_________________________________________________________________
*¹ In O USO DOS WEBLOGS NO JORNALISMO DE CIÊNCIA, texto de Aurea Evelise Fonseca, Tássia Lima Novaes, Rosana Cabral Zucolo. 
*² Idem ao anterior

Nenhum comentário: