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sábado, 1 de dezembro de 2012

Linguagem acessível: o segredo de uma boa divulgação


Por Paola Schwelm

Em uma análise rápida, a ciência e a divulgação parecem dois setores difíceis de caminharem juntos. Disponibilizar o conhecimento formulado em pesquisas e, ao mesmo tempo, aproximar a linguagem especializada da leiga não é um procedimento simples, mas também não é impossível.
A ciência como uma das formas de melhoria de vida da sociedade é incontestável, entretanto, novidades científicas e temas que parecem distante do cotidiano ainda não tem o espaço desejável nos meios de comunicação.
O engenheiro mecânico e coordenador do Núcleo de Excelência Empresarial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Alberto Schmidt, sempre trabalhou com pesquisas nas áreas de gestão da qualidade e produtividade, sistemas de garantia da qualidade e sistemas integrados de gestão, acredita que a temática é fundamental para garantir publicações midiáticas contínuas.  “A nossa linha de pesquisa facilita porque o nosso público-alvo são os empresários e os resultados dos trabalhos podem ser implantados de maneira imediata. Mesmo assim nos programamos para que ocorra a divulgação necessária”, explica. 
Nesta mesma perspectiva, o pesquisador exemplifica apontando pesquisas na área de química que, na maioria das vezes, tem um resultado para ser implantado a longo prazo e, dessa forma, não tem o mesmo espaço de outras áreas de pesquisa. A programação que o engenheiro mecânico se refere é a assessoria de comunicação que o Núcleo possui e que Schimidt classifica como essencial neste processo. “Nosso setor de divulgação é planejado para que a informação alcance a sociedade”, enfatiza. 
Em relação à linguagem utilizada, o pesquisador esclarece que os profissionais de comunicação são quem auxiliam na escrita o que, segundo ele, garante uma aceitação ainda maior dos veículos. Schimidt ainda complementa que as revistas científicas não podem ser desconsideradas desse processo. Nestes casos, o texto é composto pelos próprios pesquisadores e apenas corrigido pela equipe de edição.
Quem tem a mesma relação de Schimidt com a imprensa é o  doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Universidade del Museo Social Argentino, e de Direito Civil pela Universidade de Buenos Aires, João Marcos Adede Y Castro. Para o promotor hoje aposentado, transformar o texto do especialista em uma linguagem clara é de extrema importância para que a divulgação ocorra. Ciente da necessidade de divulgação das pesquisas, Adede Y Castro conta que ele mesmo escreve resumos, pois entende que seja natural a dificuldade de compreensão do jornalista. Segundo o pesquisador, poucas vezes houve necessidade de um esclarecimento maior via telefone, por exemplo.
As diferenças entre as duas áreas são gritantes, mas planejar e entender a importância da comunicação faz com que a necessidade da divulgação do conhecimento supere as divergências. Tanto ciência quanto comunicação necessitam uma da outra, dessa forma os resultados podem atingir a sociedade, ao mesmo tempo os veículos de comunicação qualificam a informação apresentada aos leitores. 

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