Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Onde ler sobre mobilidade sustentável



No portal UOL, mais precisamente nas páginas da editoria de ciência, está indicado o blog Mobilidade Sustentável, de Lincoln Paiva. Como o próprio nome denuncia, a página apresenta as atitudes e impactos do homem e da sociedade no meio em que vivem, assim como apresenta as alternativas propostas para sanar ou reduzir os problemas no meio-ambiente. Também discute políticas públicas e de acessibilidade: “as desvantagens de termos o carro como principal meio de transporte e o dilema da mobilidade. Quanto melhor a situação da economia, maior a demanda por transporte”. 
Lincoln Paiva, responsável pela página, é ambientalista e consultor de mobilidade sustentável. Membro da Sustainable Low Carbon Transport-SLoCat, coordenada pelo Depto. de Desenvolvimento Socioeconômico da ONU, é também membro da Cities-for-Mobility, rede mundial de mobilidade urbana coordenada pela cidade de Stuttgart, na Alemanha e idealizador do projeto MelhorAr de Mobilidade Sustentável em São Paulo, entre outros.
Apesar da extensão de seu currículo -o que faz o leitor esperar por grandes matérias de compreensão quase nula- Lincoln Paiva recheia as páginas de seu blog com matérias curtas e de fácil compreensão. Baseada nas duas últimas matérias publicadas, “A incrível revitalização de bairros de Guangzhou através da reconstituição de antigos rios e canais que haviam sido aterrados”, de 02/10/2012; e a “AT&T entra no mercado de bicicletas públicas gratuitas através de sistemas Smart Phone”, de 5/10/2012, percebi que a acessibilidade textual serve como um chamariz ao leitor pela escassez de termologias científicas e também pela linguagem simples. As dificuldades dos temas que apontam os títulos logo são diluídas em matérias convidativas, que atiçam gradativamente o interesse de qualquer indivíduo ao longo da leitura. Por outro lado, Paiva não se atém a maiores detalhes que, supostamente, devem atormentar os internautas fiéis, uma vez que a falta deles pode gerar certa decepção, e o assunto naturalmente gera um público seleto.
Os critérios jornalísticos, mesmo que haja, não são facilmente destacados, justificado pelo fato de Lincoln Paiva atuar em outra área. Embora as pautas sejam de interesse geral (no geral), abordando Brasil e mundo, os títulos desnecessariamente extensos podem gerar falsa expectativa. Nem mesmo uma espécie de lead, recurso jornalístico típico de organização, é empregado no desenvolvimento da matéria, fazendo com que o leitor encontre informações de primeira instância nas últimas considerações. O blog aborda assuntos da atualidade em conjunto com matérias frias, onde algumas não são vistas comumente em jornais ou revistas. Todavia, não pode ser considerado pioneiro, tanto pela abordagem sucinta quanto pela extensão de assuntos pautados por outras mídias.
O blog traz, na tipicidade do veículo, ilustrações que corroboram e ilustram as matérias e, por ser uma plataforma on-line, desenrola temas de maneira rápida e fácil, indicado para leitores que optam por leitura dinâmica e agilidade na informação. Mobilidade sustentável é um canal de informações que instiga a procura por maiores conhecimentos.
 Por Rúbia Keller

Nenhum comentário: