Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Melhoria genética em gado leiteiro, uma realidade em Caçapava do Sul

Em Caçapava do Sul, no ano de 2009, os criadores de gado leiteiro holandês se uniram para desenvolver um projeto de melhoramento genético da raça. A partir daí, houve um aumento de 23% na produção leiteira da cidade. Taxas de reprodução também subiram - cerca de 9% - assim como os índices de gordura do leite, o que resultou numa elevação do valor de mercado do produto.

Sandro Diaz, médico veterinário, especialista em reprodução animal e criador de gado de leite, foi quem teve a iniciativa de apresentar aos produtores de Caçapava do Sul um estudo que mostrasse as possibilidades de melhoria genética para as raças leiteiras. O produtor rural José Luiz Duarte via tal melhoramento morfológico como algo fora do alcance para os produtores da região. Para lidar com os animais defeituosos, Duarte utilizava um sistema de descarte, que acarretava em queda nos lucros, algo que foi revertido após a implementação dos programas de melhoramento genético. “No começo esta proposta do Sandro me causou um pouco de desconfiança, sou criado na moda antiga, mas hoje vejo os resultados e que a tecnologia usada de maneira certa auxilia em todas as áreas”, completa José Luiz Duarte.

O processo de reestruturação do gado em Caçapava começou pela otimização na alimentação do rebanho e estudos de solo, com a finalidade de descobrir a viabilidade do plantio das pastagens existentes. Depois da escolha das pastagens mais adaptáveis, foi feito um levantamento sobre as qualidades nutricionais de cada planta. Aliado a isso, foi desenvolvida uma ração balanceada que supria as necessidades nutritivas do animal e aumentasse seu potencial produtivo. Após tomar todos os cuidados com a alimentação, o rebanho já estava pronto para que fosse iniciada a segunda etapa do programa: homogeneizar o cio das vacas para que elas tivessem seu pico produtivo nas épocas do ano em que o produto tem mais valor de mercado. Para isso, foi utilizado um dispositivo colocado no cólon do útero das vacas que em determinado período forçava o animal a entrar no cio. Por fim, a última etapa é a alteração morfológica que permite a correção de defeitos genéticos que comprometiam a produção leiteira das matrizes. O processo escolhido foi o casamento genético, que consiste em analisar as qualidades que o touro e suas crias trazem em seu DNA com a probabilidade de sanar os defeitos morfológicos das matrizes.

A parceria entre os criadores da raça holandesa em Caçapava do Sul resultou em investimentos para pesquisas na área das alterações morfológicas, o que possibilitou o diagnóstico de defeitos genéticos que prejudicavam a produção leiteira. João Alberto Gonçalves, criador de gado leiteiro na cidade desde 1992, acompanhou a evolução do processo de melhoria genética do gado holandês, e avalia que, nos últimos 20 anos, houve um grande salto de qualidade no rebanho e na produção leiteira da região. “A utilização de tecnologias como a inseminação casada e os dispositivos para sincronização de cio dos animais, aliados às pesquisas na área de nutrição fazem com que a produtividade por animal tenha crescido de maneira bastante considerável”, afirma João Alberto Gonçalves.


Dados gerais

- O Projeto Mestiço Leiteiro Brasileiro (MLB) foi o primeiro programa a testar progenitura para gado leiteiro no Brasil. Os primeiros testes de progênie eram organizados da seguinte maneira: produção e distribuição de sêmen, acompanhamento dos registros zootécnicos em fazendas colaboradoras, controle leiteiro e processamento de amostras para sólidos do leite em laboratório central. Também foi elaborado um software para a inclusão e validação das informações.

- O Programa de Melhoramento de Zebu para Leite (na época, o programa não pôde ser implantado devido à exigência da ABCZ de realizá-lo apenas com matrizes registradas, que eram apenas 500, número considerado insuficiente para as pretensões do programa) foi uma iniciativa da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), que contou com o interesse de instituições de pesquisa, como a EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais). O projeto para zebuínos tinha como objetivos:
1. Promover e coordenar a implantação de um Programa de Seleção a nível nacional para produção de leite.
2. Obter material experimental para estudos visando o aperfeiçoamento da metodologia de seleção de gado de leite.
3. Proporcionar oportunidade para os técnicos conhecerem diretamente os problemas encontrados na aplicação prática de um programa de melhoramento.

- O Programa de Teste de Progênie do Gir Leiteiro tinha como principal finalidade avaliar as características de produção de leite e seu teor de gordura. Houve então a ampliação para Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) e novos testes foram feitos, como: avaliação de características teores de proteína, lactose e sólidos totais do leite.

- O Programa Nacional de Melhoramento do Guzerá para Leite (PNMGuL), foi uma parceria entre Embrapa Gado de Leite, Universidade Federal de Minas Gerais, Centro Brasileiro de Melhoramento do Guzerá e criadores de Guzerá e ABCZ.

Por Maurício Nascimento e Raul Kurtz

Nenhum comentário: