Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Um Vilão para as mulheres

O câncer de mama é um problema recorrente na maioria das mulheres brasileiras. Muitas delas possuem dúvidas a quem recorrer quando o câncer aparece. Em vista disso, o médico especialista em mastologista, Rodrigo Maurer da Silva, esclareceu sobre os procedimentos adequados.

Noticiência:O que é o câncer de mama?

Rodrigo:O câncer de mama é a patologia maligna que ocorre quando existe uma modificação celular em tecido mamário com crescimento anormal e desordenada desse tecido. A causa especifica para ocorrer essa transformação não é conhecida, mas existem riscos para ela que isso aconteça, como por exemplo, alguns tipos de nódulos ou lesões ditas precursoras, histórico familiar de câncer de mama, antes de entrar em menopausa. A obesidade, o uso de terapia de reposição hormonal em pós menopausa também pode oferecer um maior risco.

Noticiência:Quais são os tipos de câncer de mama existentes?

Rodrigo:Os principais tipos de câncer de mama são classificados conforme o local onde ocorreu a modificação celular, nos ductos mamários - chamado de câncer ductal 80% dos casos ou se nos lóbulos mamários é chamado de lobular - 15% dos casos e existem outros tipos celulares que são tidos como especiais que são mais raros.

Noticiência:Qual a forma de prevenção?

Rodrigo:A prevenção primária do câncer de mama seria afastar fatores de riscos que podem ser evitados. A prevenção também deve ser feita com exame de mamografia a partir dos 40 anos de idade, ou antes, se a paciente possuir fatores de risco. A associação de outros exames de imagem da mama pode ser analisada pelo médico - geralmente ginecologista e mastologista. A prática do auto-exame de mama deve ser estimulada para a mulher ter conhecimento da própria mama e no caso de dúvida procurar atendimento.

Noticiência:Como tratar?

Rodrigo:O tratamento deve ser individualizado conforme cada caso clínico. Para isso existe uma classificação do estágio da doença mamária, que pode estar localizada somente na mama em estágios iniciais ou ter localização em outros locais do corpo (as metástases). O tratamento é feito em algumas etapas: a cirurgia que pode ser a retirada total de mama (mastectomia) ou em casos iniciais somente a retirada de parte da mama (quadrantectomia). Na cirurgia também é feita a retirada de glângios axilares (linfonodos) para avaliação de seu comprometimento pela doença e também servem como um fator prognóstico da evolução da doença. A quimioterapia que tem por finalidade atingir células do câncer em outros locais fora da mama pode ser realizada com diferente drogas e períodos de duração. A radioterapia serve para um controle local da doença e prevenir a recidiva da lesão. Existem os tratamentos direcionados para específicos tipos de câncer de mama em que a paciente fica em uso de medicamentos para bloqueio hormonal por geralmente cinco anos. A paciente deve receber orientação de fisioterapia e apoio psicológico durante o tratamento.

Noticiência:Há alguma novidade ou algum estudo em andamento mais recente?

Rodrigo:A maioria dos estudos em andamento procuram otimizar o tratamento do câncer. Ultimamente estão direcionados em estabelecer as características inclusive genéticas da lesão para melhorar a resposta e efetividade do tratamento. Na área cirúrgica estão direcionados para fazer o tratamento oncológico adequado e minimizar o dano estético e funcional da paciente.
Qual é a chance do câncer de mama voltar, depois de tratado?
As chances de cura de um câncer de mama são muito boas, em média de 80 a 90% quando identificado e tratado adequadamente em estágios inicias da doença, como as lesões pequenas que ainda não são sentidas pelo exame físico da mama e conseguem ser vistas em mamografia. Conforme a gravidade da lesão essa chance de cura vai sendo diminuída.

Noticiência:Como se faz o diagnostico precoce do câncer de mama?

Rodrigo:Normalmente, através de visita médica periódica e exames de imagem da mama, sendo a mamografia o principal. Conforme a situação clinica pode ser associado a ecografia ou ressonância magnética de mamas.

Noticiência:Quais são os tipos mais freqüentes de câncer de mama?

Rodrigo:O tipo mais freqüente de câncer de mama é chamado de carcinoma ductal invasivo.

Noticiência:Qual o de maior incidência em Santa Maria? E quantos casos de câncer de mama são descobertos por ano em Santa Maria?

Rodrigo:Santa Maria segue o padrão nacional, sendo o mais freqüente o ductal invasivo. Ainda temos uma demora importante de diagnóstico precoce do câncer a nível local como também a nível nacional. Em 2010 a incidência nacional de câncer de mama foi de 49 mil e 240 novos casos. O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente em mulheres, perde apenas para os de pele.

Noticiência:Quando a pessoa descobre que está com câncer de mama, a quem deve recorrer?

Rodrigo:Preferencialmente a um mastologista, que um profissional adequado para direcionar o tratamento conforme o caso clínico.

Noticiência:Tem como descobrir se o câncer de mama tem chance depois de tratado, voltar?

Rodrigo: A paciente após o diagnóstico e tratamento inicial fica sob acompanhamento principalmente com o mastologista e com o oncologista nos primeiros anos que são os de maior risco de retorno da doença conforme o caso.

Noticiência:Há pesquisas sobre câncer de mama em Santa Maria?

Rodrigo: Sim, principalmente no Hospital Universitário de Santa Maria, são desenvolvidos trabalhos visando melhor conhecimento e tratamento da doença

Evelyn Paz e Luana Baggio

Nenhum comentário: