Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O mundo está menos violento

O psicólogo evolucionista Steven Pinker, 57, afirma que todas as formas de violência conhecidas  estão em queda. Segundo ele, há pelo menos 500 anos, o mundo está se tornando menos violento e mais seguro.
As atuais formas de violência como os ataques terroristas e as guerras civis são "meros soluços estatísticos", diz ele.
Pinker, que trabalha na Universidade Harvard, reuniu números que indicam o declínio de todas formas de violência, das guerras à crueldade com animais. Segundo ele, em alguns casos a queda já dura séculos.
O resumo de seus argumentos foi publicado como artigo de opinião na edição de hoje da revista científica "Nature" , e remetem ao seu novo livro ainda sem tradução no Brasil - "The Better Angels of Our Nature". Nele, Pinker argumenta que os "anjos bons da nossa natureza" estão vencendo a disputa pela alma humana. Refutando a teoria do bom selvagem, o cientista faz uma análise dos processos históricos que indicam a queda da violência. A primeira delas decorreria  do fortalecimento dos Estados a partir do século XVI. A centralização do poder e da riqueza na figura do rei regrou os conflitos  entre a nobreza que costuma guerrear entre si. A segunda frente redutora, afirma ele, vem em consequência da
 invenção da imprensa, o que favoreceu a circulação de ideias entre todas as camadas sociais, e o Iluminismo resultante desse processo. A ênfase no debate racional e a  redescoberta das ideias democráticas marcaram o universo intelectual europeu, ampliando a gama de temas debatidos e a inclusão, nesse processo, das questões relativas aos direitos dos humanos e de gênero. Para ele, o debate iluminista levou ao lento mas crescente predomínio da democracia como regime de governo, o que também diminuiu guerras. Ao mesmo tempo, o avanço do comércio internacional tornou os países cada vez menos interessados em guerrear pelas riquezas, afirma Pinker.

Da Redação.

Nenhum comentário: