Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Um olhar sobre a literatura regional

     A acadêmica de Letras, Isabele Vasconcelos, apresentou sua pesquisa sobre a escrita regionalista, na noite de hoje, dia 6, no XV SEPE. O trabalho A estética regional do Brasil: um diálogo entre as fronteiras mineira, gaúcha e paulista foi realizado sob orientação da professora Silvia Niederauer.
     Em sua pesquisa, Isabele ressalta que “a leitura é um importante meio de formação do indivíduo”. O objetivo principal do trabalho é realizar uma investigação sobre os aspectos que caracterizam a escrita regionalista de forma artística e estética. Segundo Isabele, “as pessoas se percebem na literatura de seus estados”.
     A acadêmica começou sua pesquisa analisando o regionalismo sul-riograndense. Entre as observações, ela aponta o início da literatura regional marcado pela necessidade de construção de identidade do país. Essa forma de expressão escrita mantém a tradição de um local.
     A pesquisa analisa as escritas regionalistas do Rio Grande do Sul, de São Paulo e de Minas Gerais. A característica presente na literatura regional dos três estados foi o retrato da simplicidade do homem do interior.

Por Marianna Antunes

Nenhum comentário: