Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Produção textual acadêmica em foco

     As professoras do curso de Letras da UNIFRA, Célia Della Méa e Valéria Bortoluzzi apresentaram na noite de hoje, dia 6, o trabalho Habilidades para a Produção Textual Acadêmica, durante o SEPE. O trabalho começou a ser realizado em 2009, está em etapa de finalização e como resultado traz a proposta de um material diferenciado para o desenvolvimento das habilidades textuais.
     As experiências vividas pelas professoras em salas de aula, quando ministravam as disciplinas de Redação Acadêmica, Português Instrumental e Produção textual em outros cursos, as incentivaram a realizar esse trabalho. Durante a apresentação, elas relataram encontrar dificuldades para desenvolver as habilidades textuais em alunos de diversas áreas e esse se tornou o objetivo principal do trabalho.
     Desde o início, a pesquisa foi dividida em quatro etapas, cada uma delas, realizada em um semestre. A primeira iniciativa das professoras foi coletar e analisar textos produzidos por alunos de diferentes cursos durante seus períodos de faculdade. Nesta fase, o objetivo era detectar dificuldades comuns aos estudantes.
Ainda na primeira fase do trabalho, um questionário também foi entregue a professores de diferentes cursos para avaliar suas opiniões sobre os conteúdos textuais mais importantes para serem trabalhados em cada curso. Os gêneros resumo, resenha, ensaio e artigo acadêmico foram os escolhidos para serem contemplados pela disciplina de Português Instrumental.
     A segunda etapa do trabalho foi a elaboração de atividades para o desenvolvimento de habilidades gerais de produção textual ligadas a cada gênero. O diferencial dessas atividades é a possibilidade de cada professor adaptá-las para os diferentes cursos. O material permite que textos escolhidos pelo professor, conforme o curso para que são destinados, se encaixem de forma eficaz nas atividades já elaboradas. A professora Valéria ressalta a importância deste aspecto. “Os textos dos livros costumam ficar desatualizados rapidamente, com esse material este problema não vai existir”, afirma Valéria.
     Após a apresentação e explicação sobre o material produzido aos professores que o utilizariam, a terceira fase do trabalho foi a aplicação dos exercícios elaborados para os diversos cursos, entre eles, Desing, Letras, Pedagogia, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. A próxima fase do trabalho é o lançamento da publicação deste material didático impresso.

Por Marianna Antunes

Nenhum comentário: