Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Nanociência em pauta

Na manhã desta sexta-feira, o XV Sepe teve mais uma rodada de exposição de pesquisas no Conjunto I da Unifra. Entre os diversos assuntos, a Nanociência, explicada pelos alunos da Engenharia Química, Física Médica, Engenharia de Materiais e Engenharia Biomédica que trataram um pouco mais sobre o assunto para o público visitante.
Entende-se por nanociência o estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular, incluindo o desenvolvimento de materiais ou componentes já associados a diversas áreas como a medicina, computação, biologia, eletrônica, além das anteriormente citadas. É uma área promissora mas que ainda está dando os seus primeiros passos, contudo,mostrando resultados surpreendentes. Há muitos debates sobre as implicações futuras da nanociência, pois os desafios são semelhantes aos de desenvolvimentos de novas tecnologias.
A estudante de Física Médica, Bruna Grechi que apresentou a pesquisa “Interação da molécula de nimesulida como nanocubo de BC2N”, cujo objetivo consiste na interação desses dois compostos e que o composto (nimesulida) possa agir em princípios específicos não sendo desperdiçado dentro do organismo, já constatou alguns resultados satisfatórios até então. Ela ressalta, porém, que a pesquisa ainda exige um maior estudo e experimentos antes de ser aplicada.

 

Por Lidiana Betega

Nenhum comentário: